Tradutor do google

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Predestinação X Livre arbítrio Qual sua opinião Poste seu comentário e promova essa maravilhoso debate bíblico Defenda a visão de sua Igreja Calvinismo ou armenismo?

Comunidade Batista do Brasil – MA

A doutrina da Predestinação:

    Entraremos, neste momento, no maior ponto de discussão sobre o assunto salvação. Predestinação e livre arbítrio é um dos assuntos mais discutidos em toda a Teologia. Existem grandes teólogos que defendem tanto uma como outra posição. Aqueles que acreditam na doutrina da predestinação chamaremos de calvinistas, pois seguem o pensamento de João Calvino com relação à salvação, embora Agostinho, que viveu 11 séculos antes de Calvino, já pregava este Teologia.
    De acordo com esta doutrina, Deus já escolheu antes da fundação do mundo aqueles que vão se salvar. Aqueles que se perdem é porque Deus simplesmente os ignorou. Os calvinistas não acreditam que o homem se salve por livre arbítrio, mas sim porque Deus o escolheu. Aquele que está salvo jamais irá se perder, pois não tem mais livre arbítrio.
  
Vejamos a declaração do Dr. Miguel Ângelo, PhD, um dos mais conhecidos defensores da doutrina da predestinação no Brasil:
 

    “A predestinação é a escolha da parte de Deus, de pessoas que a Bíblia chama de Seu povo, os eleitos de Deus, para viverem a vida eterna e, aqui na Terra, desfrutarem das promessas do Senhor.
    A predestinação começou desde antes da fundação do mundo, por decisão exclusiva de Deus e não por mérito ou por escolha das pessoas, ou seja, ninguém decide ser cristão por livre arbítrio. O homem não tem nada para oferecer a Deus, para que possa aceitá-lo ou não – Deus é quem escolhe o homem. Mas os que ele rejeita nunca se converterão e não serão salvos. Marcos 4:12 “...para que, vendo, vejam e não percebam; e, ouvindo, ouçam e não perceba; e, ouvindo, ouçam e não entendam; para que não venham a converter-se, e haja perdão para eles”.

    Deus predestina, escolhe, chama, justifica quem Ele quer, a decisão é exclusiva de Deus. João 15:16, 19 “Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao pai em meu nome, ele vô-lo conceda. Se vós fosseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso o mundo vos odeia.” Ezequiel 34:11, 15 ”Porque assim diz o Senhor Deus: Eis que eu mesmo procurarei as minhas ovelhas e as buscarei. Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas e as farei repousar, diz o Senhor Deus”.

    A predestinação é um ato de amor de um Deus soberano, que tem total sabedoria, que é a providência de tudo, é onisciente, onipotente e onipresente. Deus é soberano e faz valer a Sua vontade, escolhe uns e não escolhe outros, mas nisto não há injustiça de sua parte. Conforme Paulo diz em Romanos 9:14, 15 “Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum! Pois ele diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão”. A predestinação é fundamentada na Bíblia Sagrada. Salmo 139:16 “Os teus olhos me viram a substâncias ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda”. Romanos 8:29, 30 “Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou, e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.” Efésios 1:4, 5 “...assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade”. Salmo 22:9, 10 ”Contudo, tu és quem me fez nascer; e me preservaste, estando eu ainda no seio de minha mãe. A ti me entreguei desde o meu nascimento; desde o ventre de minha mãe tu és meu Deus.” Salmo 100:3 “Sabei que o Senhor é Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio”.

    O mistério da predestinação só é entendido por aqueles a quem o Espírito Santo concede olhos iluminados. Compreender a predestinação é penetrar nos segredos de Deus e desvendar os mistérios de sua sabedoria. A predestinação é a coluna vertebral de todo o ensinamento bíblico. A pessoa que não acredita na predestinação está roubando a soberania de Deus...”

    Vejamos o curriculum deste homem: Professor, Advogado, Bacharel, Mestre, Doutor em Teologia – ThD, PhD em Ciências da Religião e Dr. em Divindade. Vemos que ele tem um curriculum de respeito. Confesso que pouco têm tantos títulos como ele. Apesar disto tudo, vamos analisar alguns dos seus pontos.

    Ele acredita piamente que Deus escolheu alguns para salvação e outros para a perdição. Segundo sua crença, só serão salvos aqueles que estão “predestinados” antes da fundação do mundo. Com certeza um dos versículos base de sua doutrina é Ef 1:4, que diz: “Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo...”

    Uma das regrinhas básicas de interpretação é saber qual o objetivo do livro. Sabemos muito bem que o livro de Efésios fala sobre a igreja de Cristo. Paulo a trata como um mistério não revelado outrora (Ef 3:3-10). No mesmo livro ele fala sobre os ministérios que Cristo estabeleceu na igreja (Ef 4:11). Para completar, ele faz uma comparação entre o marido e a esposa, comparando-os à Cristo e à igreja (Ef 5:23-32) e mostra a batalha espiritual que a igreja tem com os demônios (Ef 6:10ss). Se o sr. Miguel Ângelo quiser respeitar a interpretação da palavra de Deus, terá que admitir que a eleição e a predestinação de Ef 1:4,5 está se referindo à igreja como um corpo, e não a cada ser individualmente. Isto fica muito claro quando vemos que a eleição e a predestinação que Paulo diz está no plural e não no singular. Para entendermos melhor a predestinação que Paulo fala, temos que ter este versículo em mente: “E adoraram-na todos os que habitam sobre a Terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro, que foi morto antes da fundação do mundo”. (Ap 13:8) Este versículo deixa claro que Deus já havia provido a salvação para o homem antes mesmo de ele pecar, pois o Senhor já sabia que este fato ocorreria (Is 46:10). À luz da Palavra de Deus podemos perceber que a igreja de Cristo foi escolhida antes da fundação do mundo, e não cada pessoa individualmente.

    Ele também usa o versículo de Mc 4:12 para dizer que Deus é quem cega as pessoas. Vejamos o mesmo versículo no livro de Mateus: “E neles se cumpre a profecia de Isaias, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis, e, vendo, vereis, mas não percebereis. Porque o coração deste povo está endurecido, e ouviram de mau grado com seus ouvidos, e fecharam seus olhos; para que vejam com os olhos, e ouçam com os ouvidos, e compreendam com o coração e se convertam e eu os cure. (Mt 13:14-15)

    Vejamos estes versículos com mais atenção. Este texto foi tirado de Isaias 6:9-10 e tem um contexto específico para o povo de Israel e não para os gentios. Além disso, fica muito claro, até para um leigo, que não foi Deus quem os cegou, mas eles mesmos fecharam seus olhos, como Mateus narra. Estes versículos estão se referindo a pessoas que ouvem a Palavra de Deus e preferem não dar importância ao que ela diz. São pessoas que estão com suas mentes cauterizadas com determinados pensamentos contra Deus.
 

    Para endossar a doutrina da predestinação fatalista, o sr. Miguel Ângelo e outros calvinistas usam o texto de Jo 15:16, onde Jesus disse que foi Ele que escolheu seus discípulos, e não os discípulos que O escolheram. Quem já leu os Evangelhos, entende muito bem estes versículos. Todos sabemos que Jesus passou chamou e escolheu seus discípulos individualmente. Quando os enviou a pregar, passou a noite em oração e escolheu doze (Lc 6:12-13). Sem levarmos em consideração que o texto de Jo 15:16 não está falando de salvação, mas de escolha para o ministério. Muitas pessoas eram salvas e não seguiam a Jesus de perto, como a mulher do fluxo de sangue. Ele usa a expressão “para que vades e deis fruto” para deixar claro que é uma escolha ministerial e não para a salvação. A mesma escolha se deu com o profeta Jeremias (Jr 1:5) e com o apóstolo Paulo (Gl 1:15), sempre se referindo a chamada para o ministério.

    Agora vamos ver um dos textos prediletos dos calvinistas, onde até mesmo cristãos que conhecem as Escrituras ficam sem ter o que responder. Também é um dos textos usados pelo sr. Miguel Ângelo: “Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama). Foi-lhe dito a ela: O maior servirá o menor. Como está escrito: Amei Jacó e aborreci Esaú. Que diremos pois? Que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma. Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia. Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus que se compadece. Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei, para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a Terra. Logo, pois, compadece-se de quem quer e endurece a quem quer”. (Rm 9:11-18)

    Se formos ler os capítulos 9, 10 e 11 de Romanos, veremos que eles tratam da eleição e da cegueira espiritual de Israel como povo eleito. Mais uma vez o contexto é desrespeitado pelos adeptos da doutrina da predestinação. Todo o capítulo está falando do povo de Israel, inclusive o 9. Quando ele começa a falar de Jacó e de Esaú, não está se referindo a indivíduos, mas às nações das quais eles foram pais, ou seja, Israel e Edom. A primeira é a nação escolhida e a última não. Usam também o exemplo de Faraó para dizer que este nunca iria se salvar, pois Deus o havia predestinado para a perdição. Vejamos o que diz a Bíblia sobre isto: “Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir, nem ainda por uma mão forte”. (Ex 3:19)

    Antes de tudo acontecer, Deus está dizendo a Moisés que Faraó não iria deixar o povo. O texto deixa claro que Deus simplesmente já sabia que Faraó não deixaria o povo ir, nem mesmo com todas as pragas. O que eles não entendem é o atributo de Deus chamado pré-ciência (Is 46:10; I Pe 1:2). Os textos usados pelos calvinistas sempre são tirados do contexto e eles acabam ignorando milhares de passagens bíblicas que falam sobre o livre-arbítrio humano e sobre a vontade de Deus de que todos se salvem.

A salvação é para todos

    A principal característica dos hereges é monopolizar a salvação ao seu grupo religioso. Isto fazem os adeptos das seitas “Igreja Local de Witness Lee”, “Congregação Cristã no Brasil”, “Testemunhas de Jeová”, “Mórmons”, etc. Infelizmente estes grupos limitam a salvação de Deus às suas respectivas seitas. Estão acrescentando coisas absurdas àquilo que a Bíblia diz, trazendo sobre si mesmos a condenação (Ap 22:18, 19).

    Deus se revela na Bíblia como alguém que ama muito o ser humano. Está escrito que Ele amou o mundo de tal maneira, que deu o seu filho único (Jo 3:16). Mundo aqui, no texto grego, é o termo “kosmos”, indicando todo o planeta Terra. Se Ele amou todos os habitantes do planeta, como diz o texto, como poderia salvar somente alguns por puro capricho? Se eu vejo 10 pessoas com fome, tenho comida suficiente para as 10, e dou comida somente para 6, estou cometendo um pecado chamado omissão (Tg 4:17). Se Deus diz que amou o mundo e prepara pessoas para o inferno simplesmente porque quis, então ele é mentiroso.

    Vejamos a visão soteriológica do apóstolo Paulo: “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo”. (I Tm 2:4-6). Como se explica a doutrina da predestinação à luz deste texto? Paulo diz que Deus quer que TODOS os homens se salvem. Ele mostra claramente que está falando de salvação quando afirma que eles precisam chegar ao conhecimento da verdade. No versículo 6 ele fala que Jesus se deu em preço de redenção por TODOS, e não somente por alguns “eleitos”. Será que Jesus acreditava na doutrina da predestinação? Vejamos o que Ele mesmo diz: “E vós não quereis vir a mim para terdes vida” (Jo 5:40). Se é Deus quem predestina as pessoas para não aceitarem a salvação, então Jesus está completamente equivocado. Como Ele é Deus e não pode errar, então o homem não se chega até Ele porque não quer. Todos os que rejeitam a salvação o fazem por livre e expontânea vontade. Leiamos mais uma declaração do nosso Senhor Jesus Cristo: “Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar os que estão entrando” (Mt 23:13). Temos aqui uma das mais duras repreensões de Jesus. Qual era o principal motivo? A mentira e o rigor dos religiosos que impedia as pessoas de entrar no reino dos céus. Jesus deixa bem claro que eram os fariseus e os escribas que estavam fechando a porta da salvação, por serem os mestres das Escrituras, e por isso receberiam mais duro castigo. Se é Deus quem fecha a porta da salvação para as pessoas, cegando-as e rejeitando-as, por que Jesus censura os religiosos por causa disto? Se é Deus quem fecha o reino dos céus, como acreditam os calvinistas, então Jesus deveria dar uma bronca em Deus, e não nos fariseus. Mais uma vez a doutrina da predestinação se mostra absurda. Novamente fica claro que o desejo de Deus é que o homem seja salvo. O próprio Deus chama todos os seres humanos ao arrependimento (At 17:30). Jesus ordenou que o Evangelho fosse pregado a toda criatura (Mc 16:15).

    O desejo de Deus salvar todos os seres humanos está expresso claramente em toda a Bíblia. Afirmar o contrário é mudar completamente o caráter de Deus. Vejamos o que diz o apóstolo Pedro: “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se” (2 Pe 3:9).

    Mais uma vez vemos que a vontade de Deus é não perder nenhum, mas ver todos chegando ao arrependimento de seus pecados. Deus é amor (I Jo 4:8) e se sente profundamente triste quando alguém se perde. Jesus mesmo declarou que quis juntar Jerusalém como uma galinha junta seus pintainhos, mas eles não quiseram (Mt 23:37). Temos mais uma referência ao livre-arbítrio humano para rejeitar a vontade de Deus.

    Até no Velho Testamento está mostrada esta grande verdade, que Deus ama a todos e não deseja ver nenhum fora do seu reino. Ezequiel nos apresenta isto: “Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor Jeová, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho e viva”...(Ez 33:11). Deus não pode preparar ninguém para o inferno, simplesmente porque não é esse o seu prazer. O fogo eterno foi preparado para o diabo e seus anjos, e não para o ser humano. Que justiça ou amor haveria em um deus que predestina uma pessoa para sofrer simplesmente para satisfazer seu ego e dizer que é soberano? O deus dos defensores da “predestinação fatalista” faz do homem um fantoche, um robô, segundo eles acreditam. O Deus da Bíblia é diferente. Ele ama, perdoa, abençoa, se alegra, se entristece, tem vontade própria, muda seus propósitos quando alguém se arrepende, etc.

    O sentimento amoroso de Deus estava impregnado em Paulo. Este homem fazia qualquer coisa para fazer alguém se chegar à Cristo. Abandonou sua importante posição no judaísmo para fazer isto. Foi preso, chicoteado, apedrejado, injustiçado e muito mais porque queria salvar vidas e trazê-las para o reino de Deus. Ele chegou a afirmar que se fez de tudo para com todos, para através de todos os meios, conseguir salvar alguns (I Co 9:22). Quando pregava para os gregos, usava a linguagem dos gregos. Quando falava de Cristo para os judeus, usava o Velho Testamento. Esse foi o grande apóstolo Paulo, que expressou o sentimento de Deus através de sua vida. Deus é o que opera em nós tanto o querer como o efetuar (Fp 2:13), disse Paulo. Nosso Deus ama a todos.

A salvação pode ser perdida?

    Aquele que acredita na doutrina da predestinação fatalista responderá que não. Aquele que crê na doutrina do livre arbítrio responderá que sim. Agora, existem aqueles que não acreditam numa predestinação absoluta, mas acreditam que quando alguém é salvo está salvo para sempre. Este último grupo acha que quando alguém aceita a Jesus Cristo, mesmo que se desvie e peque, não perderá a sua salvação e mais cedo ou mais tarde voltará para o Evangelho. Eles acreditam que aqueles que vão para o inferno nunca experimentaram a salvação. É uma doutrina que tem base bíblica, mas vamos analisá-la detalhadamente à luz de vários textos.

    Antes de tudo temos que entender que todo ser humano comete pecado. Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus (Rm 3:23). Se dissermos que não temos pecado enganamos a nós mesmos e não há verdade em nós (I Jo 1:8). A maioria das pessoas tem um conceito precipitado sobre a salvação bíblica. Muitos acham que quando pecam o Espírito Santo se retira. Para quem tem este conceito, que leia Ef 1:13, onde diz: “... E, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa”. Quando a Bíblia usa o termo selo, está se referindo que fomos comprados. Selo é símbolo de propriedade. Na mesma carta, Paulo diz que estamos selados para o dia da redenção (Ef 4:30). Isto significa que somos do Senhor até o dia do arrebatamento, e deste momento em diante estaremos para sempre com o Senhor.

Aqueles que foram escolhidos por Deus para a salvação não serão desamparados, mesmo que pequem. O Senhor disse que não nos deixaria e nem nos desampararia (Hb 13:5). Aquele que está verdadeiramente em Deus não vive pecando (I Jo 3:6), pois Deus opera nele tanto o querer como o efetuar (Fp 2:13). Não há base bíblica para dizer que o Senhor se retira de nós quando falhamos. A promessa de Jesus para os salvos é esta: “Todo aquele que o Pai me dá virá a mim, e o que vem a mim de maneira nenhuma lançarei fora” (Jo 6:37). O Senhor Jesus sabe que nenhum homem é perfeito e garantiu que jamais lançaria um dos seus fora. Então fica claro que um salvo não perde a salvação. Salvação não é como uma chave ou objeto que podemos perder. O sacrifício de Jesus não é momentâneo, mas eterno. Com um só sacrifício Jesus aperfeiçoou para sempre os que são santificados (Hb 10:14). Temos esta garantia de que não perderemos nossa salvação, pois aquele que em nós começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Jesus Cristo (Fp 1:6). Se Ele aperfeiçoará é porque ainda não está perfeita. Esta obra que ainda não está perfeita é a igreja, que só será aperfeiçoada completamente no momento do arrebatamento.

Vejamos o exemplo de Davi. Em 2 Sm 11 está relatado os dois crimes que ele cometeu: Um adultério e um homicídio. Ele era um homem que tinha suas mulheres e não precisava ter tomado uma mulher casada para si. Bate-Seba, uma mulher muito linda, estava tomando banho e Davi a viu nua da sacada do seu palácio. A visão o agradou e ele mandou chamar Bate-Seba para a possuir sexualmente. Avisaram a Davi que ela era casada, mas ele não quis saber. A conseqüência foi que a mulher engravidou. O rei Davi mandou chamar Urias, o esposo de Bate-Seba, deu-lhe bastante vinho até ele ficar bastante alcoolizado. Depois ele, sutilmente, mandou Urias ir para sua casa e ficar com sua linda mulher. Davi fez isto para Urias dormir com sua esposa e pensar que o filho era seu. Acontecendo isto, os problemas de Davi estavam terminados e ninguém saberia que o filho era seu. Mas Urias não quis ir para a sua casa, pois achava injusto estar com sua maravilhosa esposa enquanto seus amigos estavam na guerra. Davi, vendo que ele não queria passar a noite com ela, Bate-Seba, mandou uma carta para Joabe para deixar Urias na frente do exército e morrer. O incrível é que Davi mandou esta carta pelas mãos do próprio Urias. Este homem tinha um caráter tão fantástico que não leu a carta. Joabe recebeu a comunicação do rei e Urias foi morto. Davi agiu como um mau-caráter, injusto e assassino. Dizem alguns teólogos que ele ficou um ano sem confessar o seu pecado. Após um ano Natã foi até ele e o repreendeu. Davi se arrependeu e confessou a sua iniquidade. A maioria dos cristãos diriam que alguém que fizesse tal coisa perderia imediatamente sua salvação. Quem ler o Salmo 51 verá que Davi não perdeu sua salvação, pois somente o Espírito Santo poderia produzir uma oração de arrependimento como aquela. Ele chega a pedir a Deus que não retire dele seu Espírito Santo (Vs 11). Se ele pede para não ser retirado, é porque o Espírito Santo estava dentro dele. O Senhor não retira a sua salvação, pois os seus dons e a sua vocação são irrevogáveis (Rm 11:29).

Mas alguém perguntará: Se um salvo se desviar e continuar pecando até o dia da sua morte, permanecerá salvo? A resposta é não. Sei que a salvação não se perde, mas existe uma diferença entre perder e jogar fora. Uma coisa é eu chegar em casa e descobrir que perdi minha chave, outra coisa é eu, propositadamente, jogar minha chave no lixo. Deus não retira sua salvação de ninguém, mas o homem pode jogá-la fora. Se isto fosse impossível, então o homem não teria livre-arbítrio. Quando Deus salva alguém, sua intenção é que este seja salvo para sempre, mas o homem pode interromper o plano de Deus em sua vida. O calvinista pode dizer que os planos de Deus jamais podem ser impedidos (Jó 42:2), mas Jesus falou que muitas vezes quis reunir o povo de Israel, mas eles mesmos não quiseram (Mt 23:37). Vejamos alguns textos bíblicos que mostram que um ser humano, mesmo salvo, pode jogar sua salvação no lixo e estar novamente debaixo do pecado:

Tg 5:19, 20: “Irmãos, se algum de entre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter, saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados”.

    Em primeiro lugar, Tiago está falando para a igreja, ou seja, um grupo de salvos. Ele coloca, nestes dois versículos, o seguinte caso: Alguém que tem se desviado da verdade. Só pode se desviar da verdade alguém que anteriormente estava andando na verdade. Se estava andando na verdade, estava em Cristo, pois ele é a verdade (Jo 14:6). Tiago afirma categoricamente que se este salvo se desviar precisará novamente de salvação, pois se tornou novamente um pecador e caminha para a morte eterna. Se este sujeito permanece salvo mesmo pecando, por que Tiago diz que se alguém o converter o salvará da morte? Por que o chama de pecador? Fica bem claro pelo texto que se alguém se desvia da verdade caminhará rumo à perdição eterna. Uma vez salvo, salvo para sempre não é o pensamento de Tiago.

    Ez 33:13: “Quando eu disser ao justo que certamente viverá, e ele, confiando na sua justiça, praticar iniquidade, não virão em memória todas as suas justiças, mas na sua iniquidade, que pratica, ele morrerá”.

O justo é aquele que vive da fé (Ha 2:4). Consequentemente, essa fé o faz ser justo, pois a fé sem obras é morta (Tg 2:26). O próprio Deus está falando que se este justo confiar na sua justiça e praticar iniquidade (transgressão, pecado), tudo o que ele fez de bom e justo será esquecido. Ele complementa dizendo que na sua iniquidade morrerá este tal. Como alguém que morre vivendo na iniquidade irá para o céu? Lá não entrará coisa alguma que contamine (Ap 21:27). Aquele que acha que é salvo e pode viver pecando só porque um dia aceitou Jesus está redondamente enganado. Só receberá a coroa da vida aquele que for fiel até a morte (Ap 2:10).

    Gl 5:4: “Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei: Da graça tendes caído”.

    Alguém pode dizer: Paulo está falando para pessoas que tinham apenas uma relação de aparência com Cristo, que não tinham experimentado a salvação de verdade. Ou dizer que esta palavra é apenas para os legalistas que estavam dentro da igreja. Será que estas declarações são verdadeiras? Vejamos o que diz Paulo: Só quisera saber isto de vós: Recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? (Gl 3:2). Se eles receberam o Espírito Santo é porque creram em Jesus Cristo (Ef 1:13). Se alguém crê em Jesus e na mensagem da fé e recebe o Espírito Santo é claro que foi salvo. A este povo que creu e foi salvo é que foi dirigida esta frase: “Da graça tendes caído.” Ele também diz aos mesmos gálatas que se fossem circuncidados Cristo de nada os aproveitaria (Gl 5:2). Se Paulo disse isto é porque havia a possibilidade de eles se circuncidarem e anular o sacrifício de Cristo em suas vidas. E se alguém cai da graça é porque um dia esteve na graça, que é o fator divino para a salvação (Ef 2:8). Logo, entendemos que um salvo, se voltar às práticas religiosas legalistas, perderá sua posição espiritual e novamente estará debaixo de condenação.
  
    Jz 16:20: “E disse ela: Os filisteus vêem sobre ti, Sansão. E despertou do seu sono, e disse: Sairei ainda esta vez como dantes, e me livrarei. Porque ele não sabia que o Senhor se tinha retirado dele”.
  
    Entendemos que o Espírito Santo, no Velho Testamento, habitava em algumas pessoas, de forma restrita, para capacitá-las para determinada função. Hoje, na época da graça, todos os salvos têm o direito à presença do doce Espírito de Deus. Mas existe uma verdade que nunca será mudada: Deus é santo e imutável. Se o Espírito Santo se retirou de Sansão porque ele o traiu, por que não faria isto nos dias atuais? Aquele que um dia foi templo do Espírito Santo foi entregue nas mãos do inimigo e deixou de ser habitação do Senhor porque traiu sua confiança.

    I Ts 3:5: “Portanto, não podendo eu também esperar mais, mandei-o saber da vossa fé, temendo que o tentador vos tentasse, e o nosso trabalho viesse a ser inútil”.

    Mais uma vez Paulo se dirige a um povo salvo. Um povo que tinha sido eleito por Deus (I Ts 1:4). Um povo que tinha se convertido dos ídolos para servir o Deus vivo e verdadeiro (I Ts 1:9). O defensor da predestinação fatalista diz que os supostos eleitos jamais podem perder-se, pois foram escolhidos antes da fundação do mundo. O apóstolo Paulo, que os chamou de eleitos anteriormente, expressou seu medo de que satanás os tentasse e o seu trabalho tivesse sido inútil. Se eles não perderiam jamais sua salvação, por que Paulo estava tão temeroso com relação à fé dos tessalonicenses? Ou por que ele disse que se isto acontecesse seu trabalho de evangelização teria sido inútil? É mais do que óbvio que Paulo tinha em mente que os tessalonicenses poderiam ser tentados por satanás e perderem sua fé, e assim todo o trabalho de evangelização feito entre eles seria inútil. Mais uma vez vemos que um salvo pode renunciar a sua fé e voltar às antigas práticas.

    Hb 2:3: “Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram...”

    Não acredito que os escritores da Bíblia ficaram colocando casos impossíveis de acontecer somente para impressionar os seus leitores. Se eles colocam uma determinada possibilidade é porque isto um dia pode acontecer. Senão eles estão brincando de escrever e Deus está brincando conosco. Como Deus é alguém sério e seus escritores foram inspirados por Ele, então as alertas bíblicas contra o pecado e a apostasia podem afetar a igreja cristã, que deve ser preservada pela palavra de Deus. O escritor do livro de Hebreus está alertando a estes irmãos que se não atentassem para a salvação do Senhor jamais poderiam escapar do castigo. Qual é o castigo para aqueles que rejeitam a salvação? A condenação eterna. Mais uma vez um escritor inspirado alerta a um salvo para a possibilidade de ele renunciar a sua fé e voltar ao antigo estado de condenação.

    Hb 6:4-6: “Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro. E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus e o expõe ao vitupério.”
  
    Um dos textos mais polêmicos da Bíblia. Existem alguns que acham que uma pessoa que se desvia dos caminhos do Senhor não pode mais ser salva. Esta interpretação está equivocada, pois já vimos que alguém pode se desviar e voltar para Deus (Tg 5:19, 20). Também temos as parábolas da ovelha perdida, da dracma perdida e do filho pródigo (Lc 15) para mostrar que Deus pode muito bem trazer de volta aquele que se desviou. Outros ainda acham que este recair seja o adultério. Também é uma conclusão equivocada, pois Jesus perdoou uma mulher adúltera (Jo 8).
    A interpretação mais correta deste texto é que o escritor está tratando do pecado de apostasia. Assim também pensa R.N. Champlin, Ph.D, e expressa isto em sua enciclopédia, embora ele creia na possibilidade de restauração do apóstata. O que é apostasia? É renunciar aos conceitos básicos da Palavra de Deus. É experimentar a salvação e dizer que tudo foi uma mentira. É experimentar uma experiência com o Espírito Santo e depois dizer que Deus nem sequer existe. É alguém dedicar sua vida pregando a Palavra de Deus e depois afirmar que tudo aquilo que pregou foi uma farsa. Isto é apostasia, se voltar literalmente contra Deus.

    Este risco estavam correndo os hebreus. Diz o fundo histórico que eles estavam sendo perseguidos por serem cristãos pelas autoridades romanas e pelos próprios judeus. Não prestariam adoração ao imperador César, pois Deus não aceitaria tal coisa. Pregavam que haviam um rei, Jesus, e com isso afetavam as regras das leis romanas. Também era um escândalo para os judeus, pois Jesus se declarou igual ao Pai (Jo 5:18), que era constituído um pecado de blasfêmia e os tais deveriam ser apedrejados. Qual então era a opção dos hebreus? Ou continuavam a servir a Deus e crer em Jesus, ou renunciavam sua fé, prestavam culto ao imperador e teriam que dizer que a crucificação de Jesus foi merecida. Por isso o escritor diz que de novo eles crucificariam o Filho de Deus. Esta atitude de rebelião contra Deus constituiria o pecado de apostasia e os tais jamais poderiam ser renovados para arrependimento. O interessante é que o escritor diz que eles foram iluminados, provaram o dom celestial, se fizeram participantes do Espírito Santo, provaram a boa palavra de Deus e as virtudes do século futuro. Será que alguém que provou tudo isto não foi salvo? Com certeza foi, mas o escritor está colocando a possibilidade de eles recaírem e se afastarem de Deus. Chegamos a conclusão que um salvo pode cair do estado da graça e apostatar da sua fé. É o que expressam os escritores da Bíblia.



12 comentários:

Unknown disse...

Interessante o assunto do debate. Concordo plenamente com a idéia de que a Salvação é para todos, Deus enviou Jesus pra morrer e salvaR TODOS, Ele não deseja que nenhum se perca. Quanto a Salvação, acredito piamente que não se pode perdê-la, ou como afirma o texto, "decair da graça"..vejo na parábola do filho pródigo um ótimo exemplo biblico para ser usado aqui: o filho (em nosso caso, filhos por adoção através da fé em Cristo), não deixou de ser filho porque saiu da presença do pai. Sim, ele pecou, mas em determinado momento voltou para seu pai, e este o recebeu com alegria. Nesse meio tempo, ele não deixou de ser filho daquele homem...ele deixou de usufruir das bençãos de seu pai, porém, não deixou de ser filho.....se humanamente é assim, imagine no plano Celestial! Creio que Deus tbém age assim...a Biblia diz, que "Ele não se lembrará dos nossos pecados"....achar que um salvo pode deixar de ser salvo e depois voltar a ser salvo é muito incoerente...não tem a ver com a natureza de nosso Deus, pois Ele é IMUTAVEL, SOBERANO E AMOROSO.....

Alborges disse...

Bastante clara a exposição do bispo, que vai claramente de encontro às posições das igreja Adventista (a minha), Metodista e tantas outras. A Soteriologia adventista tem uma forte ligação com a Soteriologia arminiana-wesleyana (Metodista). Quanto a deixar de ser salvo e voltar a ser considero que isso é claramente possível, apesar de uma posição pessimista do apóstolo Paulo a respeito dessa questão. Alguém aceitou a Cristo, depois se desviou. Arrepende-se sinceramente e volta a crescer em Cristo sem mais vacilações. Antes do desvio estaria salvo, quando se desviou, se viesse a morrer, estaria perdido. Ao voltar, recupera sua condição de filho de Deus. Isso é que faz com que varias denominações cristãs aceitam o rebatismo. Como seria bom ver a Igreja Batista que tanto contribuiu com o cristianismo pós- reformista deixar de lado uma doutrina que contraria princípios bíblicos elementares sobre o caráter de Deus e as características do Plano de Salvação.

Evangelismo.blog.br disse...

"Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia." (João 6:44)

Para bom entendedor, esta verdade basta.

Unknown disse...

é triste porque todos que falam de predestinação e livre arbítrio, não chegam a nem uma conclusão.
Eles acham que a predestinação anula o livre arbítrio, enquanto, o livre arbítrio confirma a predestinação anulando a graça de Deus.

EX; Deuteronômio 30;19 o que aqueles tinham para escolher quando Deus lhes deu o livre arbítrio?
A salvação não era, porque nada tem o poder de anular a graça de Deus, e sua graça seria derramada sobre seu povo, ainda em um futuro distante para vida eterna, e o seu filho já havia sido designado antes da fundação do mundo para morrer pelo pecado do homem. Se alguém escolhesse a vida Cristo não poderia vir, porque alguém alcançou vida fora de CRISTO. e ELE TERIA VINDO MORRER AM VÃO, SENDO QUE ELE SERIA A SALVAÇÃO DO POVO DE DEUS.
A verdade é que não ha vida fora do autor da própria vida. E AGORA? isso é muito longo.

Unknown disse...

é triste porque todos que falam de predestinação e livre arbítrio, não chegam a nem uma conclusão.
Eles acham que a predestinação anula o livre arbítrio, enquanto, o livre arbítrio confirma a predestinação anulando a graça de Deus.

EX; Deuteronômio 30;19 o que aqueles tinham para escolher quando Deus lhes deu o livre arbítrio?
A salvação não era, porque nada tem o poder de anular a graça de Deus, e sua graça seria derramada sobre seu povo, ainda em um futuro distante para vida eterna, e o seu filho já havia sido designado antes da fundação do mundo para morrer pelo pecado do homem. Se alguém escolhesse a vida Cristo não poderia vir, porque alguém alcançou vida fora de CRISTO. e ELE TERIA VINDO MORRER AM VÃO, SENDO QUE ELE SERIA A SALVAÇÃO DO POVO DE DEUS.
A verdade é que não ha vida fora do autor da própria vida. E AGORA? isso é muito longo.

Unknown disse...

será que as pessoas que pregam o evangelho, sabe o porque de Deus ter mandado o povo escolher a vida se não havia vida? Porque nossa vida está oculta em Cristo qual está em um futuro distante.
Hebreus 10;4 diz; É impossível que o sangue de touros e boda remova pecado. E era essa a lei que regia naqueles dias.
Ali não havia nem um sacrifício eficaz para remissão de pecado. Somente o sangue de Cristo pode remover pecados, como diz: E Cristo tendo se oferecido uma única vez para sempre, levando sobre si o pecado de muitos, aparacerá a segunda vez sem pecado os que o aguardam para salvação.
considere o que Moisés disse; DET.29 tende visto tudo quanto o senhor fez perante vós a Faraó, a seus servo, as grades provas e maravilhas. porem o senhor não vos deu; Coração para entender, nem olhos para ver, nem ouvidos para ouvir até ao dia de hoje.ONDE ESTÁ A VIDA PARA ELES ESCOLHER?

NÃO É FÁCIL.

Unknown disse...

Com quem Deus estava lhe dando? e porque ninguém foi capaz de escolher a vida? Porque se houvesse um que escolhesse a vida, Deus não tomaria os céus e a terra como testemunha contra eles, porque esse seria sua testemunha contra os que não escolheram, e logo esse mesmo anularia a graça de Deus e Cristo não viria morrer pelo pecado do povo. Porque já havia salvação como diz galatas 2; diz; Não anulo a graça de Deus pois se a justiça for decorrente a lei, dá se o caso de que Cristo veio morrer em vão.

AONDE ESTÁ A VIDA PARA ELES ESCOLHER.

É DIFÍCIL. MAIS É BOM.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

A doutrina da pré-destinação vem do conceito de Agostinho do Pecado original, onde pecado é natureza e não escolha, essa doutrina diz que somos culpados por casa de nosso nascimento como participantes da raça caida (natureza pecaminosa).Sendo assim, se somos culpados pela natureza e não pela escolha (livre arbitrio), isso justifica porque crianças por exemplo precisam ser batizadas ao nascer, para se lavar da culpa da nascença. Uma vez que todos pecaram por natureza (natureza caida de Adão), independentemente de escolha, então todos merecem a morte. Mas porque alguns se salvarão? Porque Deus os escolheu, os pre-destinou para salvação. Se somos aptos somente a pecar por causa da nossa natureza, então a unica coisa que DEUS pode fazer por nós é perdoar nossos pecados. E estaremos fadados a pecar até a volta de Jesus. Sendo assim a unica coisa que me importa é ter perdão dos meus pecados, minhas escolhas, minha obendiencia a Deus nada tem haver com minha salvação, e o evangelho passa a se resumir unicamente da Justificação pela fé. Isso é experimentar o evangelho pela metade irmãos. Natureza pecaminosa não é pecado, natureza pecaminosa foi sim herdada pela humanidade, mas ela é uma inclinação para o pecado, não nos é natural mais obedecer e sentir prazer nas coisas de Deus, pecado é escolha. "..... o pecado é a transgressão da Lei."1 João 3:4., Por isso Cristo diz: "Vá e não peques mais", Cristo tem poder para nos livrar das algemas do pecado, essa é a vontade de Deus. Homens resumiram o evangelho a PERDÃO DE PECADOS. Quando na verdade a vontade de Deus é sim perdoar os nossos pecados, mas para que possamos nos santificar. "Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação;..." 1 Tessalonicenses 4:3. É por isso que a geração de cristãos hoje é tão debil, porque o evangelho foi resumido a perdão de pecados, visto que de acordo com boa parte dos cristãos o pecado não é escolha e sim natureza, a santificação não interfere na minha salvação, sendo meramente um bom conselho, ou até mesmo irrelevante. Isso não é bíblico irmãos. Que Deus tenha misericordia de todos nós.

Unknown disse...

João 12:32 E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim.
João 12:33 E dizia isto, significando de que morte havia de morrer.

JOSÉ LENIRO ADVOCACIA disse...

Negar a predestinação, não seria negar a onisciência de Deus?

Unknown disse...

O eleito é Cristo. ELE É a videirA. ELE É A VIDA. QUEM ESTÁ NELE É ELEITO. QUEM ESTÁ NELE É SALVO. QUEM ESTÁ NELE SE GARANTE. FORA DE CRISTO NÃO HÁ PREDESTINAÇÃO nem ELEIÇÃO. A CARTA DE PAULO AOS EFÉSIOS CAPÍTULO 1, DEIXA CLARO UMA ELEIÇÃO CORPORATIVA, OBJETIVA E DEFINITIVA PARA QUEM ESTÁ EM CRISTO.