Tradutor do google

Estudos bíblicos diversos

Estudo 1º - doutrina do Homem – Antropologia - Esboço 1º 
·      Texto base: Gn 1.27 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra.
Ct: Jó 10.9 Lembra-te, pois, de que do barro me formaste; e queres fazer-me tornar ao pó?
1.     O estado original do homem: (Antes da queda)
a)    Criado do pó da terra:
Ct: Gn 3.19 Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás.
Ct: Ec 12.7 E o pó volte para a terra como o era, e o espírito volte a Deus que o deu.
OBS: Há pelo menos treze elementos químicos encontrados do corpo humano que também são encontrados no solo!
b)    Criado à imagem e semelhança de Deus:
Bb: Gn 1.26,27 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra. 27 Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Ct: Gn 9.6 Quem derramar sangue de homem, pelo homem terá o seu sangue derramado; porque Deus fez o homem à sua imagem.
OBS: O que significa dizer que o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus?
1º O homem foi criado perfeito e santo como Deus!
Bb: Ec 7.29 Eis que isto tão-somente achei: que Deus fez o homem reto, mas os homens buscaram muitos artifícios.
Ct: Gn 1.31 E viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. E foi a tarde e a manhã, o dia sexto.
2º O homem foi criado com livre arbítrio como Deus livre para escolher!
Bb: Ec 7.29 Eis que isto tão-somente achei: que Deus fez o homem reto, mas os homens buscaram muitos artifícios.
Ct: Is 46.10 Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antigüidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho subsistirá, e farei toda a minha vontade!
c)     Criado com livre arbítrio:
Bb: Gn 2.15-17 Tomou, pois, o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Édem para o lavrar e guardar. 16 Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente; 17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Ct: Ec 7.29 Eis que isto tão-somente achei: que Deus fez o homem reto, mas os homens buscaram muitos artifícios.
d)    Doutrinado para consciência: (Foi alertado sobre o que deveria e o que não deveria fazer)
Bb: Gn 2.15-17 Tomou, pois, o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Édem para o lavrar e guardar. 16 Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente; 17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Ct: Ec 7.29 Eis que isto tão-somente achei: que Deus fez o homem reto, mas os homens buscaram muitos artifícios.
e)    O sexo no matrimônio antes da queda:
Bb: Gn 1.28 Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.
Ct: Gn 2.24 Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne.
f)      Recebeu poder para dominar a terra:
Bb: Gn 1.28 Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.
g)     Diferentes papéis entre mulher e homem antes da queda:
Bb: Gn 2.18-24 Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea. 21 Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre o homem, e este adormeceu; tomou-lhe, então, uma das costelas, e fechou a carne em seu lugar; 22 e da costela que o senhor Deus lhe tomara, formou a mulher e a trouxe ao homem. 23 Então disse o homem: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; ela será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada. 24 Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne.
Ct: Tt 2.3-5 As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam reverentes no seu viver, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras do bem, 4 para que ensinem as mulheres novas a amarem aos seus maridos e filhos, 5 a serem moderadas, castas, operosas donas de casa, bondosas, submissas a seus maridos, para que a palavra de Deus não seja blasfemada.
Ct: Ef 5.24 Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo aos seus maridos.
2.     Deus e a queda do homem:
a)     Deus sabia que o Homem poderia cair?
R: Sim!
Bb: Pv 15.3 Os olhos do Senhor estão em todo lugar, vigiando os maus e os bons.
Ct: Pv 5.21 Porque os caminhos do homem estão diante dos olhos do Senhor, o qual observa todas as suas veredas.
b)     Por que ele não impediu?
R: Por causa do livre arbítrio do homem. Deus queria que o homem decidisse por se mesmo entre obedecer ou não!
Bb: Ec 7.29 Eis que isto tão-somente achei: que Deus fez o homem reto, mas os homens buscaram muitos artifícios.
Ct: Gn 2.15-17 Tomou, pois, o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Édem para o lavrar e guardar. 16 Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente; 17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
c)      Foi justo o que aconteceu no Édem?
R: Sim! Por que para Deus justo é dar oportunidade de escolha como o faz até os dias de hoje!
Bb: Mt 7.13,14 Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; 14 e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram.
Ct: Jo 5.28,29 Não vos admireis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão: 29 os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.
3.     A natureza espiritual do homem:
a)   A doutrina da tricotomia: Doutrina que defende a existência de três composições que dão a vida ao homem sendo estas: Corpo, alma e espírito...
1º Textos usados pelos adeptos da tricotomia:
Bb: Hb 4.12 Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
Ct: I Ts 5.23 E o próprio Deus de paz, vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
·         Refutação dos dicotomistas: Em ambos os textos apresentados a cima o sentido para alma e espírito corresponde a mente ou  coração em Hb 4.12 e I Tss 5.23 no original está escrito “PSIKÊ” ou seja mente. Por tanto não há diferença entre alma e espírito nesses dois textos, por isso não são duas coisas diferentes e sim a mesma!
2º Alguns argumentos dos adeptos da tricotomia:
·         Os termos alma e espírito aparecem separados demonstrando que são partes individuais juntas ao corpo formando as três composições espirituais que dá a vida ao homem -  tricotomia!
·         O nosso Deus apresenta-se sendo três pessoas (pai, filho e o Espírito santo) e ele nos fez à sua imagem e semelhança por isso temos três composições espirituais (Corpo, alma e espírito)...
b)   A doutrina da dicotomia: Doutrina que defende a existência de apenas duas composições que dão a vida ao homem sendo estas: O corpo alma vivente “PSIKÊ”) e espírito de vida “PNÊUMA”que faz a alma vivente...
1º Textos usados pelos adeptos da dicotomia: (A CBB defende e prega a dicotomia)
Bb: Gn 2.27 E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida (PNÊUMA), e só então o homem tornou-se alma vivente (PSIKÊ).
OBS: Os próximos textos devem ser estudos em conjunto!
1º Sl 143.4 Pelo que dentro de mim esmorece o meu espírito, e em mim está desolado o meu coração.
2º Is 26.9 Minha alma te deseja de noite; sim, o meu espírito, dentro de mim, diligentemente te busca; porque, quando os teus juízos estão na terra, os moradores do mundo aprendem justiça.
3º Jó 17.1 O meu espírito está quebrantado, os meus dias se extinguem, a sepultura me está preparada!
4º Sl 42.5 Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação que há na sua presença.
OBS: Observe que em todos os textos citados acima os termos alma e espírito têm o mesmo sentido!
2
 º Argumentos usados pelos adeptos da dicotomia:
a)    Em Gn 2.27 Quando Deus criou o homem, o corpo (alma) estava imóvel, ou seja, sem vida, então Deus soprou o espírito de vida (PNÊUMA) no corpo (alma) sem vida e o corpo (alma) passou a ser alma vivente (PSIKÊ). Por tanto são duas composições sendo estas o espírito de vida (PNÊUMA) e  o corpo (alma vivente) PSIKÊ e não três como afirmam os tricotomistas!
b)    Nos textos que apresentamos a cima (Sl 143.4, Is 26.9, Jó 17.1, Sl 42.5) Os termos alma e espírito são usados para definir sentimentos e quando são usados em outros textos usando as mesmas palavras são usados para definir a parte imaterial do homem ou seja “PNÊUMA”  isso ocorre em vários textos da bíblia veja os textos a frente: Tg 5.20, At 2.31, I Pd 3.19 e Hb 12.23. Por tanto podemos definir que alma e espírito são a mesma coisa nos textos usados pelos tricotomistas!
c)     Não podemos dizer que existem três composições para dar a vida ao homem só por que encontramos as excreções alma e espírito no mesmo texto, devemos estudar o contexto e o idioma original para saber  se o texto trata de PNÊUMA E PSIKÊ separados ou se o sentido é igual para ambos os dois e só assim podemos pregar com certeza esta doutrina! Se esse fosse o caso poderíamos dizer que em Mt 22.37 o Senhor estava separando o coração do entendimento e estes da alma o que seria tanto do ponto de vista cientifico como teológico uma grande loucura e confusão, trata-se apenas de uma forma de falar e não pode ser interpretado de forma literária a menos que no sentido original encontrarmos PNÊUMA E PSIKÊ separados no mesmo texto, o que eu, Bp Cleiton Costa vos afirmo sem medo de errar, é impossível!
4.     A natureza moral do Homem: (Intelecto, consciência e vontade)
a)    Intelecto: (Capacidade de raciocinar e discernir o bem do mal)
Bb: Mt 3.1-3 Ora, a serpente era o mais astuta de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse? Não comereis de toda árvore do jardim? 2 Respondeu a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, 3 mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais.
OBS: Observe que entre as arvores que o Senhor autorizou o Homem a comer estava a arvore da vida eterna e medite em casa sobre o que isso significa para você e sobre o que aconteceria e eles tivessem comido dela e não da árvore do conhecimento do bem e do mal! Bp Cleiton Costa...
Ct: Gn 3.6 Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu.
b)    Consciência:
Bb: Gn 3.6 Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu.
Ct: Jó 9.28 Então tenho pavor de todas as minhas dores; porque bem sei que não me terás por inocente.
Ex: O rico e o mendigo lazaro, em Lc 16º “Ele se lembrou da lei, dos profetas e de sua família!”
Ct: Ap 20.12,13 E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono; e abriram-se uns livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. O mar entregou os mortos que nele havia; e a morte e o hades entregaram os mortos que neles havia; e foram julgados, cada um segundo as suas obras.
c)     Vontade:
Bb: Gn 3.6 Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu.
Ct: Tg 1.14,15 Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência; 15 então a concupiscência, havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.
CT: Mt 15.19 Porque do coração procedem os maus pensamentos, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.
Ct: Mt 6.4 O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem; e o homem mau, do seu mau tesouro tira o mal; pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.
5.     A queda do homem e suas conseqüências:
Bb: Gn 6.6-8 Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu. 7 Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; pelo que coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. 8 E, ouvindo a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim à tardinha, esconderam-se o homem e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.
1 As conseqüências:
a)    Morte espiritual! (perca da vida eterna)
Bb: Rm 5.12 Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram.
Ct: Ef 2.1 Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,
b)    Perca da comunhão com Deus! (Perca da visão espiritual para ver a Deus)
Bb: Gn 3.23,24 O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden para lavrar a terra, de que fora tomado. 24 E havendo lançado fora o homem, pôs ao oriente do jardim do Éden os querubins, e uma espada flamejante que se volvia por todos os lados, para guardar o caminho da árvore da vida.
Ct: Is 59.12 Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça.
c)     Deterioração da vida!
Bb: Gn 6.3 Então disse o Senhor: O meu Espírito não permanecerá para sempre no homem, porquanto ele é carne, mas os seus dias serão cento e vinte anos.
Ct: Rm 6.23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.
d)    A corrupção do caráter moral!
Bb: Gn 6.5,6 Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente. 6 Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração
Ct: Rm 8.21 Na esperança de que também a própria criação há de ser liberta do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.
Ct: Rm 3.23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
Ct: II Pd 1.4 A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo.
6.    A morada final do Homem:
a)   a) O Ímpio:
1º Após a morte permanecerão no hades – Sheol - (Sepultura comum de tofos os homens) esperando a ressurreição do juízo que ocorrerá no juízo final!
Bb: Sl 9.17 Os ímpios irão para o Seol, sim, todas as nações que se esquecem de Deus.
Ct: Dn 12.2 E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.
Ct: Jo 5.28,29 Não vos admireis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão: 29 os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.
Ct: Ap 20.11-15 E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiram a terra e o céu; e não foi achado lugar para eles. 12 E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono; e abriram-se uns livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. 13 O mar entregou os mortos que nele havia; e a morte e o hades entregaram os mortos que neles havia; e foram julgados, cada um segundo as suas obras. 14 E a morte e o hades foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. 15 E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo.
2º Após a ressurreição serão lançados vivos no lago e fogo!
Bb: Ap 20.12-15 E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono; e abriram-se uns livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. 13 O mar entregou os mortos que nele havia; e a morte e o hades entregaram os mortos que neles havia; e foram julgados, cada um segundo as suas obras. 14 E a morte e o hades foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. 15 E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo.
Ct: Ap 21.8 Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte.
b)    O justo:
1º A pós sua morte permanece na sepultura aguardando a ressurreição da vida eterna que ocorrerá no arrebatamento da Igreja!
Bb: I Co 15.52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados.
 Ct: I Tss 4.15-16 Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem. 16 Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 17 Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.
Bb: Dn 12.2 E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.
Ct: Jo 5.28,29 Não vos admireis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão: 29 os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.
OBS: O seio de Abraão registrado em Lc 16º pode se tratar de uma simbologia que relata que onde estar Abraão estará os justos até a ressurreição ou um lugar de descanso o que entraria em choque com a dicotomia!
2º Após a ressurreição serão transformados e levados para a presença do Senhor no céu e retornarão para reinar em sua morada eterna a nova terra!
Bb: I Tss 4.15-16 Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem. 16 Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 17 Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.
Ct: Ap 21.1-5 E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já se foram o primeiro céu e a primeira terra, e o mar já não existe. 2 E vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus, adereçada como uma noiva ataviada para o seu noivo. 3 E ouvi uma grande voz, vinda do trono, que dizia: Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles. 4 Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. 5 E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve; porque estas palavras são fiéis e verdadeiras (ler todo o caítulo 21º).
Ct: Mt 5.5 Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra.

Estudo 2º - A doutrina do pecado 
Tb: Rm 3.23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.
1.     A origem geral do pecado:
BB: "Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo."  (I João 3 : 8)
Ct: "Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira."  (João 8 : 44)
Ct: "Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo."  (I João 3 : 8)
1.1           O pecado universal: (Cometido por Adão e transferido para a humanidade)
Bb: Rm 5.12 Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.
·        Ler os capítulos inteiros a seguir: Rm 5º e Rm 6º
Ct: Gn 3º
Ct: Rm 3.23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.
1.2 As conseqüências do pecado universal:
a)   A maldição da vida humana e do planeta!
BB: Gn 3. 17-19 E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. 18 Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo. 19 No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.
b)   Perca da comunhão com Deus
Bb: Gn 3.22-24 Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente, 23 O SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado. 24 E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.
Ct: "Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo."  (Efésios 2 : 12)
c)    A morte física:
BB: Gn 3.19 No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.
Ct: Gn 6.3 Então disse o SENHOR: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.
d)   A morte espiritual:
Bb: Ct: Ef 2.1,5 E VOS vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados. Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)...
Ct: "Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. I Co 15.22
e)   Condenação a segunda morte:
BB: "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor."  (Romanos 6 : 23)
Ct: "E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte."  (Apocalipse 20 : 14)
Ct: "Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte."  (Apocalipse 21 : 8)
1.2           O Pecado pessoal: (Praticado por cada ser humano em particular)
Bb: Tg 1.14,15 Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. 15 Depois, havendo a concupiscência concebido, da, à luz ao pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.
Ct: Gn 4.7 Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar. 
1.3           As conseqüências do pecado pessoal:
a)   Morte física:
Bb: I Co 11. 29,30 Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. 30 Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.
Ex: Ananias e Safira Atos 5º
b)   Disciplina divina:
BB: Ap 3.19 Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te. 
Ct: Is 1.19,20 Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra. 20 Mas se recusardes, e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do SENHOR o disse.
Alguns exemplos de disciplina:
Ex: Israel no tempo dos juízes  e no tempo dos reis...
1º Doenças e fadigas:
Bb: I Co 11. 29,30 Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do SENHOR. 30 Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.
Ex: Sl 38.3 Não há coisa sã na minha carne, por causa da tua cólera; nem há paz em meus ossos, por causa do meu pecado.
2º Possessão demoníaca:
Ex: Saul I Sm ,15º 16º (16.14)
Ct: I Jo 5.18 Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.
3º Maldições familiares:
Bb: "Que guarda a beneficência em milhares; que perdoa a iniqüidade, e a transgressão e o pecado; que ao culpado não tem por inocente; que visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até à terceira e quarta geração."  (Êxodo 34 : 7)
Ex: Dos espíritos familiares que passam de pais para filhos por causa dos pecados principalmente o de idolatria...
BB: Is 8.19, Is 19.3
4º Destruição das finanças:
Bb: Ml 3.9 Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.
Ex: Joel 1º e Joel 2º
Ct: Israel e os ninivítas em Jz 6º, e todas as outras servidões da era dos juízes!
2.     O significado do termo pecado: O significado da palavra pecado é basicamente errar o caminho e trás a idéia de desobedecer a lei e Deus ou seja o caminho...
2.1 Sendo este o sentido da palavra pecado, que significou para a humanidade em Adão o pecado?
a) Significa que Adão o primeiro homem errou o caminho da vida eterna (arvore da vida) e com ele toda a humanidade!
Bb: Gn 2.16,17 E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, 17 Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
b) Significa que Adão quebrou a lei divina (obediência a palavra de Deus “não comerás”) e com ele toda a humanidade!
Bb: Gn 2.16,17 E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, 17 Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
3.     A solução divina para o pecado:
Bb: "Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã."  (Isaías 1 : 18)
Ct: "E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro."  (Apocalipse 7 : 14)
a)   A promessa de um salvador:
Bb: Is 9.6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. 
Ct: Is 11. 1-5 PORQUE brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará. 2 E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR. 3 E deleitar-se-á no temor do SENHOR; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos. 4 Mas julgará com justiça aos pobres, e repreenderá com eqüidade aos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará ao ímpio,   E a justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins.
Ct: Is 60.1-3 Levanta-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR vai nascendo sobre ti; 2 Porque eis que as trevas cobriram a terra, e a escuridão os povos; mas sobre ti o SENHOR virá surgindo, e a sua glória se verá sobre ti. 3 E os gentios caminharão à tua luz, e os reis ao resplendor que te nasceu.
Ct: Mt 1.18-23 Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo. 19 Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente. 20 E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo; 21 E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. 22 Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz; 23 Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.
b)   Sobre o sacrifício do salvador Jesus:
Bb: Jo 1.29,36 No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. 36 E, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus...
Ct: "Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca."  (Isaías 53 : 7)]
·        Ler Mt.27º e 28 º Sobre a mote de Jesus...
4.     Os resultados do sacrifício do salvador Jesus sob o pecado universal:
a)   Devolveu as possibilidades de escolha que havia no Édem (Arvore da vida simbolizando hoje por Jesus e Arvore do conhecimento do bem e do mal simbolizado hoje pelo mundo e o pecado)
Bb: "O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância."  (João 10 : 10)
Ct: "Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado."  (Marcos 16 : 16)
CT: "Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece."  (João 3 : 36)
b)   O perdão do pecado universal que nos condenava ao lago de fogo!
Bb: "Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder para perdoar pecados (disse ao paralítico),"  (Marcos 2 : 10)
Ct: "E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;"  (Atos 2 : 38)
Ct: "A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome."  (Atos 10 : 43)
c)    A vida eterna perdida no Édem (árvore da vida - Jesus)!
Bb: "Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna."  (João 4 : 14)
Ct: "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus."  (Apocalipse 2 : 7)
Ct: "Que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna."  (Marcos 10 : 30)
Ct: "Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida."  (João 5 : 24)
Ct:  "Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia."  (João 6 : 54)
d)   A vitória sobre a segunda morte – espiritual ou lago de fogo!
BB: "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte."  (Ap 2.11)
Ct: "Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos. Ap 20.6
Ct: "Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?"  (I Coríntios 15 : 55)
e)   A vitória sobre os demônios que nos acusava e sobre as enfermidades!
BB: "Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum."  (Lucas 10 : 19)
Ct: "Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai."  (Mateus 10 : 8)
5.     O sacrifício de Jesus não nos libertou do pecado e sim da condenação que ele trazia!
Bb: "Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós."  (I João 1 : 10)
Ct: (Romanos 7.19,20 Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. 20 Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.t 
5.1 O sacrifício de Jesus não nos livrou da condenação terrena do pecado pessoal!
Bb: "Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te."  (Apocalipse 3 : 19)
Ex: Ananias e Safira Atos 5º
5.2 Cabe ao cada cristão vencer o pecado pessoal:
Bb: Gn 4.7 Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.
Ct: Hb 12.1 PORTANTO nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta.
5.3 As ferramentas que Deus nos deu para vencermos o pecado pessoal:
a)   A palavra de Deus!
Bb: João 17.17 Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.
Ct: Mt 7.24,25 Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; 25 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
b)   O poder e interseção do santo Espírito de Deus!
Bb: Rm 8.34 Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.
Ct: Rm 8.26,27 E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.
c)    A liberdade para orar e a visão de Deus para vigiar!
Bb: Mc 14.38 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. 
Ct: I Pd 5.8 Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. 
Ct: Ef 6.11,18 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. 18 Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,
6.     O que o Homem precisa faze para receber os benefícios do sacrifício de Jesus?
a)   Ouvir seu chamado!
BB: "Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo."  (Apocalipse 3 : 20)
Ct: "Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação."  (Hebreus 3 : 15)
b)   Crer em seu evangelho!
BB: "E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho."  (Marcos 1 : 15)
Ct: "Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado."  (Marcos 16 : 16)
Ct: "Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados."  (João 8 : 24)
c)    Crer que Jesus ressuscitou dentre os mortos!
BB: "A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo."  (Romanos 10 : 9)
Ct: "Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele."  (I Tessalonicenses 4 : 14)
d)   Perseverá até o fim!
BB: "Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo."  (Mateus 24 : 13)
Ct: "Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele."  (Hebreus 10 : 38)
7.     Os benefícios para os que recebem o evangelho e crêem em Jesus Cristo:
a)   Vida eterna!
BB:     "Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna."  (João 6 : 47)
Ct: "Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida."  (João 5 : 24)
b)   Novo corpo e novo nome!
c)    BB: "Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados."  (I Coríntios 15 : 52)
Ct: "Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados;"  (I Coríntios 15 : 51)
d)   Reinarão eternamente sobre a nova terra!
BB: "Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos."  (Apocalipse 20 : 6)
Ct: "E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória."  (I Pedro 5 : 4)
Ct: "E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra."  (Apocalipse 5 : 10)
e)   Não terá mais doenças ou dor!
BB: "E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas."  (Apocalipse 21 : 4)
Ct: "E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre."  (Apocalipse 22 : 5)
Conclusão:
Bb: "Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa."  (Apocalipse 3 : 11)
Estudo 3º A doutrina da salvação
Tb: Tt 2.11 Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens.
1.       A doutrina da predestinação:
Bb: Rm 8.29,30 Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.
Ct: Rm 8.29,30 Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.
Ct: Ef 1.5 E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade.
Ct: Ef 1.4,11 Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor, 11Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade.
Ct: Mt 25.34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo...
Ct: Jo 15.16,19 Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.19  Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.
1.1   O que afirma essa doutrina?
a)      Deus predestinou antes da fundação do mundo os que serão salvos!
Bb: Ef 1.4 Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor
b)      Deus pré-condena os indignos por que já conhecer suas escolhas!
Bb: II Tm 2.19,20 Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade. 20 Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra.
Ex: Rm 9.10- E não somente esta, mas também Rebeca, quando concebeu de um, de Isaque, nosso pai; 11 Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama), 12 Foi-lhe dito a ela: O maior servirá o menor. 13 Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú. 14 Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma. 15 Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia. Ver todo o capitulo!
c)       Que o homem morreu quando pecou e como morto não pode escolher!
Bb: I Co 15.22 Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.
Ct: Rm 5º Todo
Ct: Ef 2.1 E VOS vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados
Ct: Ef 2.5 Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
d)      Que o crente esta seguro e não perde a salvação, pois foi predestinado para esta!
Bb: Jo 17.12 Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse.
CT: Jo 17.24 Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo.
Ct: Hb 9.12 Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção.
Ct: Hb 9.24-28 Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus. 25 Nem também para a si mesmo se oferecer muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no santuário com sangue alheio; 26 De outra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo. Mas agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo. 27 E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, 28 Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.
·         Mais  alguns textos usado pelos calvinistas para ilustrar esta doutrina:
a)      Rm 9.1 EM Cristo digo a verdade, não minto (dando-me testemunho a minha
consciência no Espírito Santo) 2 Que tenho grande tristeza e contínua dor no meu coração. 3 Porque eu mesmo poderia desejar ser anátema de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne; 4 Que são israelitas, dos quais é a adoção de filhos, e a glória, e as alianças, e a lei, e o culto, e as promessas;5 Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém. 6 Não que a palavra de Deus haja faltado, porque nem todos os que são de Israel são israelitas; 7 Nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência. 8 Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa são contados como descendência. 9 Porque a palavra da promessa é esta: Por este tempo virei, e Sara terá um filho. 10 E não somente esta, mas também Rebeca, quando concebeu de um, de Isaque, nosso pai; 11 Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama), 12 Foi-lhe dito a ela: O maior servirá o menor. 13  Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú. 14 Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma. 15 Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia. 16 Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece. 17 Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra. 18 Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer. 19 Dir-me-ás então: Por que se queixa ele ainda? Porquanto, quem tem resistido à sua vontade? 20 Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim? 21 Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra? 22 E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição; 23 Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou, 24  Os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?
25 Como também diz em Oséias: Chamarei meu povo ao que não era meu povo; E amada à que não era amada. 26 E sucederá que no lugar em que lhes foi dito: Vós não sois meu povo; Aí serão chamados filhos do Deus vivo. 27 Também Isaías clama acerca de Israel: Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo. 28 Porque ele completará a obra e abreviá-la-á em justiça; porque o Senhor fará breve a obra sobre a terra. 29 E como antes disse Isaías: Se o Senhor dos Exércitos nos não deixara descendência, Teríamos nos tornado como Sodoma, e teríamos sido feitos como Gomorra. 30 Que diremos, pois? Que os gentios, que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça? Sim, mas a justiça que é pela fé. 31 Mas Israel, que buscava a lei da justiça, não chegou à lei da justiça. 32 Por quê? Porque não foi pela fé, mas como que pelas obras da lei; tropeçaram na pedra de tropeço; 33 Como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo; E todo aquele que crer nela não será confundido.
b)      Sl 41.9 Até o meu próprio amigo íntimo, em quem eu tanto confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o seu calcanhar. (Dizem esta alando aqui de Judas)
Ct: Mt 26.23 E ele, respondendo, disse: O que põe comigo a mão no prato, esse me há de trair. 
Ct: Zc 11º (11,12) Fala do preço da traição de Judas provando segundo eles que Judas foi predestinado para filho de maldição! (Ver  Mt 27.3,9)
2.       Questionamentos Armênianos:
a)      Se Deus escolhe antes da fundação do mundo ou seja antes se Adão e Eva os fatos do Édem foram uma farça, pois lá eles tiveram livre arbítrio!    
Bb: Gn 1.29, Gn 2.9,16, 17
b)      Se Deus escolhe antes da fundação do mundo os textos que falam que seremos julgados segundo nossas obras e que daremos conta de nós são hereges pos nossas obras já estão prdestinados pois é por elas que seremos julgados!
Bb: Rm 14.12 De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deu.  
c)       Alguns textos que os Calvinistas usam para falar de predestinação coletiva para a salvação de alguns e condenação de o outros não poderia deixar de existir por que se não houvesse uma predestinação inicial o evangelho não poderia iniciar, pois Deus precisou predestinar os pioneiros para evangelizar o resto do mundo e este tem o direito de escolha! 
Ex: Atos 15.7 E, havendo grande contenda, levantou-se Pedro e disse-lhes: Homens irmãos, bem sabeis que já há muito tempo Deus me elegeu dentre nós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho, e cressem." 
Ex: Jr 1.5 Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.
d)      O caso e Judas, por exemplo, os textos de Mateus mostram que assim como Pedro ele teve chance de se arrepender mostrando que Deus não queria matá-lo e sim que a traição ocorresse para que se cumprissem as escrituras do profeta Zacarias ele, porém foi quem decidiu se suicidar!
e)      Observe como um dos principais textos usados pelos calvinistas trata de predestinação e depois conclui nos versículos  sublinhados que Deus os predestinou para serem pioneiros na evangelização do mundo e não para os salvar exclusivamente e condenar ou outros!
Bb: Ef 1.3- Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; 4 Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; 5 E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, 6 Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, 7 Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, 8 Que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência; 9 Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo,10 De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra; 11 Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade; 12 Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo; Compare o versículo 11 com 8,9
f)        No caso de Jo 15.16,17 é simples, pois não se trata do total de salvos e de condenados mais única e exclusivamente dos doze  pois Jesus está falando para os doze sobre seus deveres na frutificação na obre do evangelismo e não para toda a Igreja quanto a predestinação destes!
OBS: AS vezes alguns calvinistas afirmam que a doutrina do livre arbítrio questiona a presciência de Deus mais não é bem isso pois não questionamos a onisciência de Deus e sim afirmamos que ele não se envolve mesmo que já saiba quem serão os salvos ou condenados!
3.       A doutrina do livre arbítrio:
Bb: Ap 3.20 Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. 
3.1   O que diz esta doutrina?
a)      Que Deus criou o homem com a liberdade de escolha e não pode desfazer o que fez!
Bb:  Gn. 2.16-18
Ct: Hb 4.7 Determina outra vez certo dia, Hoje, dizendo por Davi, muito tempo depois, como está dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações.
b)      Que o homem ao ser evangelizado passa a ter o direito de escolha, pois agora ele não mais conhece apenas a opção de morrer em pecados e receber a segunda morte, pois agora este conhece o plano da salvação por Jesus Cristo e tem a capacidade de escolher entre crer no novo e vivo caminho ou permanecer cauterizado e ser condenado!
Bb: Mc 16.15-21
Ct: Ap 3.20 Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.              
c)       Que Deus nunca condenaria alguém por algo que ele mesmo escolheu para este ou aquele!
Bb: Rm 14.12 De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.
Ct: Ap 20.13 E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.
Ct: Gl 6.7,8 Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. 8 Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.
d)      Há uma contradição entre a doutrina da predestinação e o que Deus fala na escrituras que é sua vontade!
Bb: I Tm 2. 3-6 Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. 5 Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 6 O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.
Ct: Jo 3.16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Ct: Jo 6.40 Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.
Ct: Tt 2.11 Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens.
4.       A concordância entre as duas doutrinas é a segurança eterna dos salvos mediante o valor eterno do sacrifício de Jesus Cristo!
Bb: Hb 10.14 Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados.
Ct: Hb 9.24-28 Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus. 25 Nem também para a si mesmo se oferecer muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no santuário com sangue alheio; 26 De outra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo. Mas agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo. 27 E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, 28 Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.
5.1 Pontos desta doutrina bíblica da segurança da salvação:
a)      A salvação é pela graça e não pelas obras do Homem isto é fato!
Bb: Ef 2.5,8 Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Ct: Tt 3.4,5 Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens, 5 Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,
b)      Qual a importância das boas obras então? Dá testemunho dos salvos e de Cristo!
Bb: Mt 7.15-21 Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. 16 Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? 17 Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. 18 Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. 19 Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. 20 Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. 21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Ct: Gl 5.16-25 Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. 17 Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. 18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. 19  Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, 20 Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, 21 Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. 22 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. 23 Contra estas coisas não há lei. 24 E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. 25 Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.
Ct: Mt 12.35 O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más.
Ex: Tg 3.10,11 De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim. 11 Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa? 12 Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce.
Ct: Mt 5.16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. 
OBS: As boas obras, não são requisitos para a salvação e sim uma das provas dela!
Bb: Mt 7.15-21 Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. 16 Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? 17 Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. 18 Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. 19 Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. 20 Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. 21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

Estudo 4º - Pneumatologia
Tb: Mt 28.19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo
<!--[if !supportLists]-->1.     <!--[endif]-->A trindade:
BB: Mt 28.19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.
Ct:  Mt 3.16,17 16 E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. 17 E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.
Ct:  Mt 12.31,32 Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens. 32 E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro.
Ct:  I Co 12.4-6 Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. 5 E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. 6 E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
<!--[if !supportLists]-->2.     <!--[endif]-->O Espírito santo como Deus:
BB: At 5.3,4 Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? 4 Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.
Ct: Mt 28.19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo
<!--[if !supportLists]-->3.     <!--[endif]-->A personalidade do Espírito santo:
BB: Ef 4.30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. 
Ct: I Co 12.11 Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.
Ct: At 13.1,2 E NA igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé e Simeão chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo. 2 E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.
Ct: Rm 8.26,27 E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. 27 E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.
<!--[if !supportLists]-->4.     <!--[endif]-->A ação do Espírito santo no AT:

<!--[if !supportLists]-->a)      <!--[endif]-->Na criação:
BB: Gn: 1.1,2 NO princípio criou Deus os céus e a terra. 2 E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. 3 E disse Deus: Haja luz; e houve luz.
Ct: Gn 1.26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
Ct: Jó 33.4 O Espírito de Deus me fez; e a inspiração do Todo-Poderoso me deu vida.
<!--[if !supportLists]-->b)      <!--[endif]-->No ministério dos profetas:
BB: Ef 3.5 O qual noutros séculos não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas
Ct: II Pd 1.21 Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo. 
Ex: II Cr 15.1,2 Então veio o Espírito de Deus sobre Azarias, filho de Odede. 2 E saiu ao encontro de Asa, e disse-lhe: Ouvi-me, Asa, e todo o Judá e Benjamim: O SENHOR está convosco, enquanto vós estais com ele, e, se o buscardes, o achareis; porém, se o deixardes, vos deixará.
Ex: I Cr 12.18 Então veio o espírito sobre Amasai, chefe de trinta, e disse: Nós somos teus, ó Davi, e contigo estamos, ó filho de Jessé! Paz, paz contigo, e paz com quem te ajuda, pois que teu Deus te ajuda. E Davi os recebeu, e os fez capitães das tropas.  
<!--[if !supportLists]-->c)       <!--[endif]-->Na monarquia de Israel:
Ex: I Sm 10.6-11 E o Espírito do SENHOR se apoderará de ti, e profetizarás com eles, e tornar-te-ás um outro homem. 7 E há de ser que, quando estes sinais te vierem, faze o que achar a tua mão, porque Deus é contigo. 8 Tu, porém, descerás antes de mim a Gilgal, e eis que eu descerei a ti, para sacrificar holocaustos, e para oferecer ofertas pacíficas; ali sete dias esperarás, até que eu venha a ti, e te declare o que hás de fazer. 9 Sucedeu, pois, que, virando ele as costas para partir de Samuel, Deus lhe mudou o coração em outro; e todos aqueles sinais aconteceram naquele mesmo dia. 10 E, chegando eles ao outeiro, eis que um grupo de profetas lhes saiu ao encontro; e o Espírito de Deus se apoderou dele, e profetizou no meio deles. 11 E aconteceu que, como todos os que antes o conheciam viram que ele profetizava com os profetas, então disse o povo, cada um ao seu companheiro: Que é o que sucedeu ao filho de Quis? Está também Saul entre os profetas?
Ex: I Sm 19.20 Então enviou Saul mensageiros para trazerem a Davi, os quais viram uma congregação de profetas profetizando, onde estava Samuel que presidia sobre eles; e o Espírito de Deus veio sobre os mensageiros de Saul, e também eles profetizaram
Ex: I Sm 16.13 Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.  
<!--[if !supportLists]-->5.     <!--[endif]-->A ação do Espírito santo no NT:

<!--[if !supportLists]-->a)      <!--[endif]-->No nascimento de Jesus:
BB: Lc 1.26-35 E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27 A uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. 28 E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres. 29 E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras, e considerava que saudação seria esta. 30  Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. 31 E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. 32 Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; 33 E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim. 34 E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum? 35 E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.
Ct: Mt 1.18 Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo.
<!--[if !supportLists]-->b)      <!--[endif]-->No crescimento espiritual de Jesus:
Ct: Lc 2.40 E o menino crescia, e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele
Ex: Lc 2.42-48 E, tendo ele já doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume do dia da festa. 43 E, regressando eles, terminados aqueles dias, ficou o menino Jesus em Jerusalém, e não o soube José, nem sua mãe. 44 Pensando, porém, eles que viria de companhia pelo caminho, andaram caminho de um dia, e procuravam-no entre os parentes e conhecidos; 45 E, como o não encontrassem, voltaram a Jerusalém em busca dele. 46 E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os. 47 E todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas. 48 E quando o viram, maravilharam-se, e disse-lhe sua mãe: Filho, por que fizeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos.
<!--[if !supportLists]-->c)       <!--[endif]-->No ministério de Jesus:
BB: At 10.38 Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.                    
Ct: Lucas 4.18 O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração
Ct: Lc 4.1 E JESUS, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto. 
Ct: Is 11. 1,2 PORQUE brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará. 2 E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.
Ct: Is 61.1 O ESPÍRITO do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos.     
<!--[if !supportLists]-->d)      <!--[endif]-->No ministério da Igreja:
BB:  At 2.1-4,41,42 E, CUMPRINDO-SE o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; 2 E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. 3 E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. 4 E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. 40 E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. 41 De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas,
Ct: At 1.8 Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.
Ct: Ato 8.6 E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia. 
Mc 1.15-21 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. 16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. 17 E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; 18 Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. 19 Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. 20 E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém.
Ct: At 8.6 E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->As obras do Espírito Santo:
<!--[if !supportLists]-->a)      <!--[endif]-->Evangelismo:
BB: Jo 15.26 Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.
Ct: At 16.7,8 Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. 8 E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.
Ct: At 1.8 Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.
Ct: Mc 16.15,16 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. 16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
<!--[if !supportLists]-->b)      <!--[endif]-->A regeneração:
BB: Tt 3.5 Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,
<!--[if !supportLists]-->c)       <!--[endif]-->Ensina:
BB: Jo 14.26 Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar-se de tudo quanto vos tenho dito.
Ct: Jo 16.13 Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
Ex: Lc 12.12 Porque na mesma hora vos ensinará o Espírito Santo o que vos convenha falar. 

<!--[if !supportLists]-->d)      <!--[endif]-->Dá poder e autoridade à Igreja:
BB: at 1.8 Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.
Ex: Atos 13º:
<!--[if !supportLists]-->e)      <!--[endif]-->Da os dons do Espírito santo para o exercício do ministério:
BB: Ef 4.8 Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, E deu dons aos homens
CT: I co 12.5,6 Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. 5 E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. 6 E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
OBS: A utilidade dos dons:
BB: I Co 12.7 Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.
Ct: I Co 14.12 Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja.
Ex: I Co 14.19 Todavia eu antes quero falar na igreja cinco palavras na minha própria inteligência, para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em língua desconhecida
Ct: I Co 14.26 Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.
os ministérios aos escolhidos:
BB: I Co 12.28-31 E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente Apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. 29 Porventura são todos apóstolos? São todos profetas? São todos doutores? são todos operadores de milagres? 30 Têm todos o dom de curar? Falam todos diversas línguas? interpretam todos? 31 Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.
Ex: At 13.1-4
diferença entre dons e ministérios: (Os dons estão grifados e os ministérios e negrito) 
BB:  I Co 12.4-6 Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. 5 E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. 6 E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
Ct: I Co 12.28-31 E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente Apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. 29 Porventura são todos apóstolos? São todos profetas? São todos doutores? são todos operadores de milagres? 30 Têm todos o dom de curar? Falam todos diversas línguas? interpretam todos? 31 Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente
O espírito do engano:
A existência deles!
BB: I Tm 4.1 MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios
Ct: I Jo 4.1 AMADOS, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.
Ex: At 13.1-7
Ex: I Sm 18.10 E aconteceu no outro dia, que o mau espírito da parte de Deus se apoderou de Saul, e profetizava no meio da casa; e Davi tocava a harpa com a sua mão, como nos outros dias; Saul, porém, tinha na mão uma lança.
Ct: Mt 7.15 Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.
Como discerni-lo?
BB: I Co 12.10 E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.
Ct: Mt 7.15-21 Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. 16 Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? 17 Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. 18 Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. 19 Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. 20 Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. 21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
O batismo do Espírito e o dom do Espírito Santo:
O batismo:
BB: Mt 3.11 E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.  
Ct: Mc 1.8 Eu, em verdade, tenho-vos batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo.            
Ct: Jo 3.5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
Ct: Jo 1.12,13 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; 13 Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
Ct: I Jo 4.13 Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito.  
Ct: II Co 1.22 O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações.       
Ct: Rm 8.16 O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.        
Ex: Apolo - Atos 18.24,25 E chegou a Eféso certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloqüente e poderoso nas Escrituras. 25 Este era instruído no caminho do Senhor e, fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do SENHOR, conhecendo somente o batismo de João.
Ex: A Igreja de Eféso – Atos 19. 1 E SUCEDEU que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Eféso; e achando ali alguns discípulos, 2 Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo. 3 Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João. (Se a fé é um dom do Espírito Santo I C 12.9 como essa Igreja poderia estar firme em Cristo se não tivesse o Espírito? Logicamente que o poder ou seja o dom e o batismo do Espírito santo são coisas totalmente distintas!)
O dom do Espírito santo:
Ex: Atos 1.8 Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.
Ct: At 2.38 E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.  
Ct: At 10.45 E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios.            
Uma vida cheia do Espírito santo:
BB: Ef 5.18 E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito.  
Ct: Gl 5.22-26 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. 23 Contra estas coisas não há lei. 24 E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. 25 Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. 26 Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.
Ex: MT 7.22,23 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? 23 E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.
Ex: A Igreja de Corinto (Em I Co 1º Contendera, No 11º Dividida desordeira e em 12º -14º cheia dos dons.) Esses textos provam que ter os dons e ser cheio do Espírito santo são coisas distintas!
<!--[if !supportLists]-->9.     <!--[endif]-->A blasfema contra o Espírito santo:
BB: Mc 3.29 Qualquer, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo. 
Ct: Mc 3.22 E os escribas, que tinham descido de Jerusalém, diziam: Tem Belzebu, e pelo príncipe dos demônios expulsa os demônios.
Conclusão:
BB: Gl 5.25 Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. 

Estudo 5º  Eclesiologia a doutrina da Igreja

Tb: "Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;"  (Mateus 16 : 18)

·        O SIGNIFICADO DE IGREJA?
A palavra provém do grego ekklesia (assembléia). Entende-se por igreja a totalidade dos salvos em Cristo, dos que estão compromissados com a obra do Senhor, dos separados (santos) pela aceitação de Jesus como Senhor e Salvador. A igreja é aqui na terra o corpo místico de Cristo. Nesta acepção, é chamada igreja invisível, a que tem vida interior, espiritual. Cristo é a cabeça desse corpo. Dá-se o nome de Igreja Local ao grupo de pessoas ­ chamadas de membros - unidas na mesma fé em Cristo Jesus, que se reúnem regularmente em determinado lugar, sob a coordenação e direção de um chefe espiritual. Neste caso, chama-se igreja visível, ou seja, a igreja institucional, organizada, formal, terrena. Individualmente, o membro da igreja não é igreja. O termo “igreja” foi mencionado pelo Salvador em duas ocasiões:

·        Pedro é realmente o fundamento da Igreja e o primeiro papa como diz o vaticano?

“O nome original de Pedro derivou do hebraico Simeão, resultando Simão, no grego (Atos. 15: 14; II Pedro 1: 1). nasceu em Betsaida (João 1:44), situada às margens do lago da Galiléia. Durante o ministério de Jesus, Pedro morava em Cafarnaum (Mar. 1: 21, 29).”Pedro, em grego, quer dizer petros, isto é: pedacinho de pedra. Era o sobrenome de Simão, filho de Jonas, irmão de André. Pescador profissional da Galiléia (Mat. 4: 18). Obstinação e covardia se mesclavam momentaneamente em seu caráter. Era impulsivo e sempre a primeira pessoa a falar. Foi o único que pediu a Cristo para andar sobre as águas. (Mat. 14. 28). Foi uma das colunas basilares da Igreja Apostólica. Figurava em primeiro lugar na relação feita pelos evangelistas (Mat. 10: 2-4. Mar. 3: 16-19. Luc. 6: 13-16). O cantar do galo despertou sua fé.
Os mais criteriosos teólogos negam que Pedro tenha vivido 25 anos em Roma e que tenha lá estabelecido qualquer episcopado. Todavia é provável, admitem, que ele tenha passado seus últimos dias lá sofrendo o martírio através de Nero, Imperador Romano.
Quando Cristo estava formando Seu ministério, chamou também a Pedro:
São João 1: 41-42
“Este achou primeiro a seu irmão Simão, e disse- lhe: Achámos o Messias (que traduzido, é o Cristo). E levou-o a Jesus. E, olhando Jesus para ele, disse-lhe: Tu és Simão, filho de Jonas; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro)”.
Mais tarde ocorreu a célebre declaração de Pedro, arguído pelo Mestre:

Mateus 16: 15-19
“Disse-lhe Ele: E vós, quem dizeis que Eu sou: E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu És o Cristo, o Filho do Deus vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem aventurado és tu, Simão Barjonas (filho de Jonas), porque to não revelou a carne e o sangue, mas Meu Pai que está nos Céus. Pois também Eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta Pedra edificarei a Minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E Eu te darei as chaves do Reino dos Céus; e tudo o que ligares na Terra será ligado nos Céus, e tudo o que for desligado na Terra será desligado nos Céus.”
Seria Pedro “esta pedra”? A Pedra que os profetas exaltaram e sobre a qual Jesus estabeleceria Sua igreja? Ouça o que dizem os teólogos:
“Talvez a melhor evidência de que Cristo não apontou a Pedro como a ‘pedra’ sobre a qual edificaria Sua igreja seja o fato de que nenhum dos que ouviram esta afirmação de Cristo, nem o próprio Pedro assim entendeu Suas palavras, nem durante o tempo em que Cristo esteve na Terra nem posteriormente. Houvesse Cristo feito a Pedro chefe entre os discípulos, depois disto eles não se veriam envolvidos em discussões sobre qual deles seria considerado o maior.” –Volvamo-nos ao Antigo Testamento:
Salmo 118: 22
“A Pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se cabeça de esquina.”
A pedra angular determinava o esquema e o formato do edifício. Por ocasião da construção do Templo de Salomão, onde foram empregadas 183.300 pessoas durante 46 anos (João 2:20), trouxeram uma pedra enorme para ser empregada na fundação do prédio. Os construtores não acharam lugar para ela e não queriam usá-la. Exposta ao Sol, chuva, ar e tempestade, não apresentou sequer uma fenda. Os construtores submeteram-na à forte prova de pressão; como resistiu decidiram utili-za-la. Colocaram-na no lugar que lhe era designado e viram que se ajustava tão perfeitamente como uma luva. Posteriormente Deus revelou em visão a Isaías que esta Rocha era um símbolo de Cristo. A Escritura confirma:
Isaías 28:16 – “...uma Pedra, uma Pedra provada, Pedra preciosa de esquina...”
Isaías 8:14 – “Então Ele... Pedra de tropeço, e de Rocha de escândalo...”
Mat. 21:42 – “...a Pedra... rejeitaram, essa foi posta por cabeça de ângulo...”
Atos 4:11 – “Ele é a Pedra ... rejeitada..... posta por cabeça de esquina...”
Rom. 9:33 – “...Sião uma Pedra de tropeço, e uma Rocha de escândalo...”
(Os judeus achavam um escândalo o Messias morrer na cruz, já que O esperavam para sentar-Se no trono de Davi e dominar o mundo).
Efésios 2: 20; 11: 22; 5: 23
“...Jesus Cristo é a principal Pedra de esquina... cabeça da igreja”.
EM TODA A BÍBLIA JESUS CRISTO É A PEDRA, A ROCHA ETERNA.
Números 20:11 –“...Moisés levantou a mão, e feriu a Rocha duas vezes...”
I Coríntios 10:4 –“E beberam... da Pedra espiritual... e a Pedra era Cristo.”
Deut. 32:4 –“Ele (Jesus) é a Rocha, cuja obra é perfeita...”
Salmo 18:2 –“O Senhor é a minha Rocha...”
Salmo 19:14 –“...Senhor, Rocha minha e libertador meu!”
Salmo 28:1 –“A Ti clamarei, ó Senhor, Rocha minha...”
Salmo 89:26 –“... a Rocha da minha salvação.”
Salmo 95:1 –“...a Rocha da nossa salvação.”
Salmo 144:1 –“Bendito seja o Senhor, minha Rocha...”

A PEDRA É CRISTO, O PRÓPRIO PEDRO CONFIRMA:
I Pedro 2: 4
“...E chegando-vos para Ele (Jesus) – Pedra viva...”
I Pedro 2: 7-8
“Pelo que também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a Pedra principal de esquina, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido. E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, a Pedra que os edificadores reprovaram essa foi a principal da esquina. É uma Pedra de tropeço e Rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra...”
PAULO, DEFINE A QUESTÃO COM ESTAS PALAVRAS INCISIVAS:
I Coríntios 3: 11 – “Porque ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.”
JESUS CRISTO É A PEDRA, ELE AFIRMOU:
Mateus 21: 43-44 – “ ... E quem cair sobre esta Pedra, despedaçar-se-á; e aquele sobre quem ela cair ficará reduzido a pó.”
SE PEDRO FOSSE O PAPA...
• Os discípulos não brigariam pela primeira posição entre si (Mat. 23: 8,10; Luc. 9: 46; 22: 24-30).
• Não seria o apóstolo da Circuncisão (Gál. 2: 8).
• Como ficaria seu casamento? (Mat. 8: 14. Mar. 1: 30. Luc. 4: 38).
• Não levaria sua esposa em suas viagens missionárias (I Cor. 9: 5).
• Não negaria a Jesus (Luc. 22: 57).
• Não mentiria ao ser identificado como apóstolo (Luc. 22: 58).
• Não disfarçaria diante da verdade (Luc. 22: 60).
• Enviaria outros apóstolos para Samaria ao invés de ser enviado (Atos 8: 14).
• Não se justificaria perante a igreja, por haver batizado Cornélio (Atos 11:1-11).
• O primeiro Concílio Cristão, ocorrido no ano 52 d.C., seria presidido por ele e não por Tiago (Atos 15: 13,19).
• A Carta Oficial deste Concílio seria assinada por ele e não foi (Atos 15: 22-23).
• Paulo não o repreenderia publicamente, sendo “infalível” (Gál. 2:11-14).
• Estaria na primeira posição e não na segunda, como coluna da igreja (Gál.2: 9).
• Jesus não repreenderia os discípulos dizendo que quem “quiser ser o primeiro seja vosso servo” (Mat. 20: 20-28).
• Jesus não diria que quem “quiser ser o primeiro, será o derradeiro de todos e o servo de todos” (Mar. 9: 35).
• Jesus não diria que entre eles quem “quiser ser grande, será vosso serviçal” (Mar. 10: 35-45).
• Jesus não diria que “aquele que entre vós todos for o menor, esse mesmo é grande” (Luc. 9: 48).
• Jesus não diria isso: “Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve” (Luc. 22: 26).
ÚLTIMO DETALHE
I Pedro 5: 13
“A vossa co-eleita em Babilônia vos saúda...”
“Os comentaristas em geral, admitem que, com essa expressão, ele se refere a Roma, e não ao insignificante lugarejo que era tudo quanto restava de Babilônia literal...” – Pedro, sem dúvida, fez um paralelo entre o primeiro e o último Impérios Mundiais. A antiga Babilônia de Nabucodonosor, foi, nos dias de sua glória, um centro de crueldade organizada. Roma, por sua vez, nos dias de Pedro, era uma cópia daquela impiedade babilônica.
Roma, nesta ocasião, “estava se tornando a opressora do novo Israel”. Nada mais lógico, então, a conotação de Pedro.
E AS CHAVES? ?
“Se as chaves são usadas para abrir e fechar, a figura indica que as chaves do Reino dos Céus, servem para abrir e fechar o Reino dos Céus.
“O abrir e fechar é expresso no texto por ligar e desligar ou desatar.
“As chaves, que abrem e fecham a casa de Deus, ligam os homens à igreja, ou dela desligam, são os princípios do evangelho, as condições da salvação, aceitados ou rejeitadas pelos homens. Pedro abriu, com a chave da Palavra de Deus, as portas do Reino dos Céus a três mil pessoas que se converteram (Atos 2: 14-47). Este privilégio não foi apenas concedido a Pedro, mas a todos os discípulos. São Mateus 18: 18.” – Estudos de Passagens com Problemas de Interpretação, págs. 150-151, grifos meus.
Se você faz parte da Comissão de sua igreja, então está inserido neste contexto. Também você, em assembléia, após a leitura da ata, ao dar o seu voto para receber um batizando ou excluir um membro da igreja, está exercendo esta orientação de Jesus.
OBSERVAÇÃO:
Pedro (grego petros) significa pedra pequena. Grego (petra) significa rocha grande e imóvel. Você não acha que uma pedra pequena é imprópria para a construção da Igreja de Deus? Claro! Jesus fez um trocadilho, referindo-Se a Si mesmo como a Rocha (I. Cor. 3:11;10:4).

1.     Qual o fundamento da Igreja:

BB: "Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;"  (Mateus 16 : 18)

Ct: "Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo."  (Efésios 5 : 23)

Ct: "E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência."  (Colossenses 1 : 18)

Ct: "E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja,"  (Efésios 1 : 22)

Ct: "Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;"  (Efésios 2 : 20)

2.     A Igreja universal:

BB: "Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;"  (Mateus 16 : 18)

Ct: "Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja."  (Efésios 5 : 32)

Ct: "Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar."  (Atos 2 : 47)

Ct: "E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência."  (Colossenses 1 : 18)

Ct: "Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo."  (Efésios 5 : 23)

3.     A Igreja Local ou congregação:

BB: "Saudai-vos uns aos outros com santo ósculo. As igrejas de Cristo vos saúdam."  (Romanos 16 : 16)

Ct: "À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso SENHOR Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:"  (I Coríntios 1 : 2)

Ct: "Por esta causa vos mandei Timóteo, que é meu filho amado, e fiel no Senhor, o qual vos lembrará os meus caminhos em Cristo, como por toda a parte ensino em cada igreja."  (I Coríntios 4 : 17)

Ct: "E não era conhecido de vista das igrejas da Judéia, que estavam em Cristo;"  (Gálatas 1 : 22)

Ct: "As igrejas da Ásia vos saúdam. Saúdam-vos afetuosamente no Senhor Áqüila e Priscila, com a igreja que está em sua casa."  (I Coríntios 16 : 19)



4.     Os oficiais da Igreja local:

No Novo Testamento, as palavras pastor, bispo e presbítero descrevem os mesmos homens (Atos 20:17,28; 1 Pedro 5:1-3; Tito 1:5-7). Eles servem em congregações locais, cuidando do rebanho de Deus. Mais veremos um pouco mais:

4.1 Títulos bíblicos:

a)   Bispo: Vem da palavra grega episkopos, que quer dizer supervisor ou superintendente.

1º Esse título é dado ao Senhor como Pastor das almas.

BB: I Pd 2:25 Porque éreis como ovelhas desgarradas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas.

2º É Aquele que apascentam o rebanho do Senhor, ou seja, é o Pastor:

BB: At 20.28 Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.

3º O Bispo tem qualidades descritíveis?

BB: I Timóteo 3.1-7 ESTA é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. 2 Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; 3 Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; 4 Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia 5 (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?); 6 Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo. 7 Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo.

Ct: Tito 1.7-9 Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância; 8 Mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante; 9 Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes.

b)   Presbítero: A palavra é usada na Bíblia para identificar alguns dos líderes entre os judeus no novo e no antigo testamento. No NT especialmente nas epístolas, os homens que pastoreavam e supervisionavam as igrejas locais foram freqüentemente chamados de presbíteros ou seja Bispos ou anciões!

1º É o mesmo Bispo, ou seja, Pastor, Ancião e até mesmo Apóstolos:

BB: Tt 1.5-7 Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam, e de cidade em cidade estabelecesses presbíteros, como já te mandei: 6 Aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes. 7 Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância;

Ct: I Pd 5.1,2 Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: 2 Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto;



2º Digno de honra e salário:

BB: 1 Timóteo 5:17-18 Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina; 18 Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário.



3º Não se pode aceitar acusação contra eles sem testemunhas:

BB: I Tm 5.19 Não aceites acusação contra o presbítero, senão com duas ou três testemunhas.



4º É quem deve orar pelo perdão ds errantes e pelos enfermos com a utilização do óleo da unção!

BB:Tiago 5:14,15  Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; 15 E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.

OBS: Pastores, bispos e presbíteros não são três ofícios diferentes salvo nos casos de alguns Bispo que entre os anos 70 Dc passaram a administrar um numero maior de Igrejas locais e isso se tornou freqüente na Igreja primitiva...

c)    Ancião:

1º São os mesmos Bispo e Presbíteros ou seja líderes das Igrejas locais:

BB: At 11.29,30 E os discípulos determinaram mandar, cada um conforme o que pudesse, socorro aos irmãos que habitavam na Judéia. 30 O que eles com efeito fizeram, enviando-o aos anciãos por mão de Barnabé e de Saulo.

Ct: At 14.23 E, havendo-lhes, por comum consentimento, eleito anciãos em cada igreja, orando com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido.

2º Coordenavam junto com os Apóstolos na Igreja!

Ct: At 15.2,4,6,22,23 Tendo tido Paulo e Barnabé não pequena discussão e contenda contra eles, resolveu-se que Paulo e Barnabé, e alguns dentre eles, subissem a Jerusalém, aos apóstolos e aos anciãos, sobre aquela questão. 4 E, quando chegaram a Jerusalém, foram recebidos pela igreja e pelos apóstolos e anciãos, e lhes anunciaram quão grandes coisas Deus tinha feito com eles. 6  Congregaram-se, pois, os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto. 22 Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, com toda a igreja, eleger homens dentre eles e enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens distintos entre os irmãos. 23 E por intermédio deles escreveram o seguinte: Os apóstolos, e os anciãos e os irmãos, aos irmãos dentre os gentios que estão em Antioquia, e Síria e Cilícia, saúde.

Ct: At 16.4 E, quando iam passando pelas cidades, lhes entregavam, para serem observados, os decretos que haviam sido estabelecidos pelos apóstolos e anciãos em Jerusalém.

Ct: At 20:16,17 Porque já Paulo tinha determinado passar ao largo de Éfeso, para não gastar tempo na Ásia. Apressava-se, pois, para estar, se lhe fosse possível, em Jerusalém no dia de Pentecostes. 17 E de Mileto mandou a Éfeso, a chamar os anciãos da igreja.

Ct: At 21:1818  E no dia seguinte, Paulo entrou conosco em casa de Tiago, e todos os anciãos vieram ali.

d)   O Diácono: A palavra diácono em Grego é diakonoj e é usada 30 vezes no Novo Testamento. Na maioria destes casos, é traduzida servo ou ministro.   Veja I Co. 3:5 e Rm. 13:4 como exemplos. O verbo em suas várias formas (diakonew e diakonia) é usado mais vezes e traduzido como ministrar ou servir.

1º Auxiliam os Presbíteros (Ancião ou Bispo) no trabalho da Igreja local:

BB: Fl 1.1 PAULO e Timóteo, servos de Jesus Cristo, a todos os santos em Cristo Jesus, que estão em Filipos, com os bispos e diáconos:

Ct: At 6.1-4 ORA, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano. 2 E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. 3 Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. 4 Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.

2º Os Diáconos têm qualidades descritíveis:

Ct: I Tm 3.8-10,12,13 Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância; 9 Guardando o mistério da fé numa consciência pura. 10 E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis. 12 Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas. 13 Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.

3º São espirantes ao episcopado:

BB: I Tm 3.10,12,13E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis. 12 Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas. 13 Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.

4.2 Títulos extras bíblicos:

a)    Evangelista: É um ministério geral da Igreja e não de um só membro desta! Mc 16.15

b)    O Missionário: Trata-se do mesmo cão a cima mencionada!

c)     Conferencista: Não se trata de um cargo ministerial Ada Igreja e sim político e religioso cae amais a palestrantes, professores e políticos.

d)   Reverendo: É o mesmo Pastor mais a palavra é de origem ocidental  e não bóblica.

4.3                                                                               O ministério feminino na Igreja local:

BB: "Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio."  (I Timóteo 2 : 12)

Ct: "E peço-te também a ti, meu verdadeiro companheiro, que ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e com os outros cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida."  (Filipenses 4 : 3)

Ct: Tt 2.3-5 As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem; 4 Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, 5 A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.

5.     O ministério da Igreja universal:

1º Pregar o evangelho:

BB: E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura."  (Marcos 16 : 15)

Ct: Jo 15.1,2,5,8 EU sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. 2 Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. 5 Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 8 Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.

Ct: Lc 24.46-47 E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos, 47 E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém.

Ct: "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra."  (Atos 1 : 8)

2º Tornas os novos convertidos em discípulos batizando-os:

BB: Mt 28.19,20 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.

At 2.42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.

Ct: I Tm 3.14 Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, 15 E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. 16 Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; 17 Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

Ct: "Mas, se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta, notai o tal, e não vos mistureis com ele, para que se envergonhe."  (II Tessalonicenses 3 : 14)

Ct: "Então, irmãos, estai firmes e retende as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa."  (II Tessalonicenses 2 : 15)

Ct: "Como te roguei, quando parti para a Macedônia, que ficasses em Éfeso, para advertires a alguns, que não ensinem outra doutrina,"  (I Timóteo 1 : 3)

6.     A Igreja local e seu papel social:

BB: "Recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres, o que também procurei fazer com diligência."  (Gálatas 2 : 10)

Ct: Mc 6.34-42

Ct: Mt 25.31-46

CT: Mt 5.46-48 Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? 47 E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim? 48 Sede vós, pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.

Ct: "Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe pão para comer; e se tiver sede, dá-lhe água para beber;"  (Provérbios 25 : 21)

Ct: Mt 22.17 Dize-nos, pois, que te parece? É lícito pagar o tributo a César, ou não? 18 Jesus, porém, conhecendo a sua malícia, disse: Por que me experimentais, hipócritas? 19 Mostrai-me a moeda do tributo. E eles lhe apresentaram um dinheiro. 20 E ele diz-lhes: De quem é esta efígie e esta inscrição? 21 Dizem-lhe eles: De César. Então ele lhes disse: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.

Ct: Tt 3.1,2 Admoesta-os a que se sujeitem aos principados e potestades, que lhes obedeçam, e estejam preparados para toda a boa obra; 2 Que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas modestos, mostrando toda a mansidão para com todos os home

Ct: "Sujeitai-vos, pois, a toda a ordenação humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior;"  (I Pedro 2 : 13)

7.     Os membros da Igreja local:

a)    Os que Crêem no evangelho e confessam Jesus publicamente:

BB: Mc 16.15,16 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. 16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

Ct: Rm 10.9-11 A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 10 Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. 11 Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.

Ct: "Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece."  (João 3 : 36)

Ct: "Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida."  (João 5 : 24)

Ct: Mt 10.32,33 Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. 33 Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus.

b)    Os que se fazem discípulos de Cristo e se batizam em nome do pai, do filho e do Espírito santo:

BB: Mt 28.19,20 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.



1º O batismo:

BB: Mc 16.16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

Ct: Mt 3.11-14 E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo. 13 Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele. 16 E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.

2º O discipulado:

BB: "Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus."  (João 8 : 47)

Ct: "Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;"  (João 8 : 31)

 Ct: "Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida."  (João 5 : 24)

Ct: "Mas, se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta, notai o tal, e não vos mistureis com ele, para que se envergonhe."  (II Tessalonicenses 3 : 14)

Ct: Mt 7.24-27 Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; 25 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. 26 E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; 27 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.

Ex: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações."  (Atos 2 : 42)

8.     A disciplina na Igreja local:

BB: "Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos."  (Hebreus 12 : 8)

a)    Através da pregação da doutrina:

Ct: "Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes."  (I Pedro 5 : 5)

Ct: "Fala disto, e exorta e repreende com toda a autoridade. Ninguém te despreze."  (Tito 2 : 15)

b)    Mediante medidas disciplinares dos anciões:

BB: "Aos que pecarem, repreende-os na presença de todos, para que também os outros tenham temor."  (I Timóteo 5 : 20)

Ct: Mt 18.14-17 Assim, também, não é vontade de vosso Pai, que está nos céus, que um destes pequeninos se perca.15 Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; 16 Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada. 17 E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano. 18 Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.

Ct: "Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo o irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebeu."  (II Tessalonicenses 3 : 6)

9.     As ordenanças de Jesus para a Igreja>

a)    O batismo:

1º Todos devem ser batizados

BB: Mc 16.16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

Ct: Mt 3.11-14 E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo. 13 Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele. 16 E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.

b)    A ceia:

BB: Mt 26.26-30 E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo. 27 E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; 28 Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados. 29 E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide, até aquele dia em que o beba novo convosco no reino de meu Pai. 30 E, tendo cantado o hino, saíram para o Monte das Oliveiras.

Ct: I Co 11.23-26 Porque eu recebi do SENHOR o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; 24 E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. 25 Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. 26 Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.

·        OBS:  Existe alguma restrição para o batismo?

BB: "E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;"  (Atos 2 : 38)

Ct: At 8.35 Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus. 36 E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? 37 E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. 38 E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou.

Ct: MT 3.4-6 E este João tinha as suas vestes de pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos; e alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre. 5 Então ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judéia, e toda a província adjacente ao Jordão; 6 E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.

·        OBS: Nem todos podem tomar a ceia:

BB: I Co 11.27-30 Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. 28 Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. 29 Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do SENHOR. 30 Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.

10.                      O sustento da Igreja:

BB: Ml 3.8-11 Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. 9 Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação. 10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes. 11 E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.

Ct: II Co 9.5-14

Ex: "E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo."  (Gênesis 28 : 22)

Ct: "A quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz;"  (Hebreus 7 : 2)

Ct: "Quem é fiel no mínimo, também é fiel no muito; quem é injusto no mínimo, também é injusto no muito."  (Lucas 16 : 10)

Ct: "Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha."  (Lucas 11 : 23)

Ct: "Honra ao SENHOR com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos;"  (Provérbios 3 : 9)

11.                                                                               A esperança da Igreja:

BB: Jo 14.1-3 NÃO se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. 2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. 3 E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.

Ct: At 1.10,11 E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco. 11 Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.

Ct: "Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados."  (I Coríntios 15 : 52)

Ct:  TS 4.13-18 Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. 14 Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. 15 Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. 16 Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 17 Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. 18 Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.

Comunidade Batista do Brasil – MA
Doutrina dos Anjos – Angiologia


Tb: Hb 1.1-2.18
Definição: Do grego angelos . Em hebraico, malak. Significa "mensageiro”.
No AT, o termo malak ocorre 108 vezes. No NT, onde a palavra angelos aparece 165 vezes.

a)   Nos anjos são seres reais, espirituais, criados por Deus
Bb: Ne 9.6 Só tu és SENHOR; tu fizeste o céu, o céu dos céus, e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto neles há, e tu os guardas com vida a todos; e o exército dos céus te adoram.
Ct: Sl 148.2,5 Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todos os seus exércitos. 5 Louvem o nome do SENHOR, pois mandou, e logo foram criados.
Ct: Cl 1.16 Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.
b)   Estavam presentes quando a terra foi criada
Bb: Jó 38.4-7 Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faz-me saber, se tens inteligência. 5 Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? 6 Sobre que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina, 7 Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam?
1.  Natureza dos anjos:
a)    São espíritos incorpóreos (Sl 104.4; Hb 1.14; Ef 6.12)
b)    Não devem ser adorados (Rm 1.25; Cl 2.18; Ap 19.10; 22.8,9)
c)     Podem tomar a forma humana (Hb 13.2; Gn 19.1; Lc 1.26,27; At 8.26; 12.7,8)
d)    No AT por cinco vezes são chamados de "filhos de Deus" ( Gn 6.2,4; Jó 1.6; 2.1; 38.7 )
e)    Os anjos sempre são descritos como varões, porém na realidade não tem sexo. (Lc 20.34-35).
f)      Existem em grande número (Hb 12.2; Mt 26.53*; Ap 5.11) - * Legião = cerca de 4500.
g)     Sua morada é o céu (Mt 22.30; Lc 2.13-15; Jo 1.51; Mc 13.32; Gl 1.8)
2.    A personalidade dos anjos:
a)    São seres individuais e racionais (2 Sm 14.20; 1 Pe 1.12).
b)    São seres morais, capazes de discernir o bem e o mal (2 Pe 2.4; Jd 6).
c)     Possuem grande poder (Sl 103.20; 2 Pe 2.11; 2 Ts 1.7).
Ex: Libertaram os discípulos (At 5.19; 12.7). Tiraram a pedra do túmulo de Jesus (Mt 28.2). Prenderão Satanás (Ap 20.1,2)
d)    São subordinados a Deus e Cristo (Cl 2.10; 1 Pe 3.22)
e)    São seres pessoais: Inteligência – Dn.10.14, Emoções – Jó 38.7, Vontade – Is.14.13,14 , Não são
Onipresentes – Dn.9.21-23, Não são Onipotentes – Dn.10.13. Não são Oniscientes (Mt 24.36)
f)      Existem aparentemente diferentes posições hierárquicas (Ef 1.21; Cl 1.16; 1 Pe 3.22)
3.    Ministério dos anjos
3.1                      Em relação a Deus:
a)     Prestam louvor e adoração (Ap 5.11,12; Hb 1.6; Is 6.3; Sl 103.20,21)
b)     Levavam a Lei de Deus ao seu povo (At 7.53; Gl 3.19; Hb 2.2)
c)      Executam os juízos de Deus (At 12.23; 2 Rs 19.35; Ap 16.1)
3.2                      Em relação a Cristo:
a)    Anunciaram seu nascimento – a Maria (Lc 1.26-38), a José (Mt 1.20), aos pastores (Lc 2.8-15)
b)    Protegeram o menino (Mt 2.13,19,20)
c)     Ministraram a ele após a tentação no deserto (Mt 4.11)
d)    Fortaleceram-no em Getsêmani (Lc 22.43) e poderiam livrá-lo (Mt 26.53).
e)    Removeram a pedra do sepulcro (Mt 28.2-7)
f)      Presentes na sua ascensão (At 1.11
g)     Rendem-lhe homenagens (1 Pe 3.22) e Acompanharão a Sua volta (Mt 16.27; 25.31)
3.3                      Em relação aos crentes:
a)     Protegem do perigo (Sl 91.11,12; Gn 19.15,16)
b)     Livramento de inimigos (Sl 34.7; 2 Rs 6.15-17; Dn 6.22; At 12.11)
c)      Encorajavam nas provações (1 R2 19.5; Gn 28.12,13; 32.1,2; At 27.22-24)
d)     Podem dar orientação (Mt 1.20; At 8.26; At 10.3-5)
e)     Acompanhamento da alma na morte (Lc 16.22)
f)       Alegria na salvação (Lc 15.10; 12.8,9) e Ministram (Hb 1.14)

4.     Alguns seres angelicais destacados:
a)    OS SERAFINS:
O termo hebraico é saraph. O significado é "queimar, queimaores ou sublimes", dando a idéia de anjos abrasadores (rebrilhantes). A única menção é em Is 6. Aparecem associados com os. Têm forma humana, embora possuam 6 asas (Is 6.2).
Estavam postos acima do trono de Deus, o que parece indicar que sejam líderes na adoração ao Senhor. Parecem estar ligados a certas funções de vigilância e adoração.
b)    OS QUERUBINS:
No hebraico, o temo keruhbim é o plural de kerub . No grego cheroub . Palavra de etimologia incerta.
No AT esses seres são apresentados como simbólicos e celestiais. No livro de Gênesis, tinham a incumbência de guardar a árvore da vida, no jardim do Éden (Gn 3.24). Função semelhante dos querubins dourados sobre a arca (Ex 25.18-22; Cf Hb 9.5).
No livro de Ezequiel (Ez 10), o trono-carruagem de Deus, que continuava sustentado por Querubins, tornava-se móvel.
Também foram bordados Querubins nas cortinas e véus do tabernáculo, bem como estampados nas paredes do Templo (Êx 26.31; 2Cr 3.7). Parecem estar ligados à justiça e à majestade do trono de Deus.
c)     O ARCANJO MGUEL:
 No grego encontramos Michael, heb. mika'el . Significa "quem é como El (Deus)?". Aparece Dn 10.13,21 e 12.1 e reaparece no NT em Jd 9 e Ap 12.7.
Ex: Mical que significa no hebraico: Quem é como Deus, 1Sm.14:49
A Bíblia só revela a existência de um único Arcanjo (anjo-chefe), Miguel. Nas duas ocorrências da palavra grega archangelos , "arcanjo", 1Ts 4.16 e Jd 9, o termo só aparece no singular.
É um ser celestial . Tem a responsabilidade especiais como protetor de Israel (Dn 10.13,21), e ele comanda os exércitos celestiais contra todas as forças sobrenaturais do mal (Dn 12.1).
d)    O ANJO GABRIEL:
O vocábulo hebraico Gabriel significa "homem de Deus" (heb. geber , "varão" e El - forma abreviada de Elohim , "Deuses").
No AT, Gabriel aparece apenas em Daniel, como mensageiro celestial que surge na forma de um homem (Dn 8.16; 9.21). Suas funções são: revelar acontecimento ou fato, Dn 8.17 e ajudar no entendimento desses fatos ou acontecimentos Dn 9.22.
No NT, Gabriel surge somente na narrativa de Lucas. Ali, ele é o mensageiro angelical que anuncia grandes eventos: o nascimento de João (Lc 1.11-20) e de Jesus (Lc 1.26-38). Também é apresentado como aquele que "assiste diante de Deus" (Lc 1.19). Destes casos, conclui-se que Gabriel é o portador das grandes mensagens divinas aos homens eplo menos nos tempos bílicos.
e)    O ANJO DO SENHOR:
As aparições do Anjo do Senhor se constituem em Teofanias (aparição de Cristo em forma pré-encarnada ou humana). A expressão "Anjo do Senhor" ou "Anjo de Deus", se encontram mais de 50 vezes no AT.
A primeira aparição foi no episódio de Agar, no deserto (Gn 16.7). Outros acontecimentos incluíram pessoas como Abraão (Gn 22.11,15), Jacó (Gn 31.11-13), Moisés (Êx 3.2), todos os israelitas durante o Êxodo (Êx 14.19) e posteriormente em Boquim (Jz 2.1,4), Balaão (Nm 22.22-36), Gideão (Jz 6.11), Davi (1Cr 21.16), entre outros.
O Anjo do Senhor realizou várias tarefas semelhantes às dos anjos, em geral. Às vezes, suas aparições eram simplesmente para trazer mensagens de Deus, como por exemplo em Gn 22.15-18; 31.11-13. Em outras aparições, Ele fora enviado para suprir necessidades (1Rs 19.5-7) ou para proteger o povo de Deus de perigos (Êx 14.19; Dn 6.22).
·         Provas clara de que o anjo do Senhor é uma pesoa divina:
O Anjo do Senhor aceitou adoração (Js 5.14). Caso fosse simplesmente "um anjo", teria proibido a Josué de adorá-lo, como ocorreu em Ap 19.10 e Ap 22.8,9. Tem nome maravilhoso (Jz 13.18) – paralelo com Is 9.6.
Refere-se a si mesmo como Deus (Gn 22.11-18; Ex 3.2-5; Jz 6.11-23)
No NT, não utiliza-se o termo "o Anjo do Senhor" como pessoa específica. (troca-se o artigo definido "o" pelo artigo indefinido "um" (Lc 1.11; At 12.7 e At 12.23).
 Aula II: Anjos caídos aula II – Satanologia
Texto-base: Ef 6.10-18
A única fonte segura sobre este assunto é a Palavra de Deus, não a experiência ou os ex-seguidores do inimigo, pois o inimigo é mentiroso (Jo 8.44).
A palavra de Deus liberta (Jo 8.32) e esclarece (Sl 119.130). Não devemos ir além da Bíblia (1 Co 4.6; 1 Tm 1.4; 2 Tm 2.23).

Os anjos foram criados em estado de perfeição. Em Gn 1, lemos 7 vezes que o que Deus fizera era bom e muito bom. Isso certamente inclui a perfeição dos anjos em santidade, até esse momento (Ez 28.15) e parte destes deixaram seu próprio principado e habitação original perfeita (Judas 6, 2 Pd 2.4), para criar raízes do mal (Sl 78.49; Mt 25.41; ). Não podemos Ter dúvidas que Satanás foi o "chefe" desta rebelião (Is 14.12; Ez 28.15-17,Ef 2.2; Ap 9.11; 12.1-5,9).

ANJOS CAÍDOS E DEMÔNIOS SÃO A MESMA COISA (Ap 18.2; Mc 4.4, 15)
Demônio = Ave Impura = Espírito Imundo = Anjo Caído

Demônios - Aparece três vezes no AT (Dt 32.17; Sl 106.37 e Lv 17.7).
Não são espíritos dos homens maus (Hb 9.27; Ec 12.7).
Não são os espíritos desincorporados de uma raça pré-Adâmica (Sl 9.17; Lc 16.26-31; Ap 1.18; 12.7-9)

Satanás era originalmente um dos poderosos príncipes do mundo angélico, Lúcifer ("o que leva a luz"), o mais glorioso dos anjos. Mas ele orgulhosamente aspirou a ser "como o Altíssimo" e caiu na condenação (Ez 28.12,19; Is 14.12-15; 1 Tm 3.6). O nome "Satanás" revela-o como "o adversário", não do homem em primeiro lugar, mas de Deus.

Nomes principais:
Satanás - adversário (2Co 11.14, Zc 3.1; 1 Ts 2.18), Diabo - caluniador (Mt 4.1), Serpente - enganador (Ap 12.9), Lúcifer - portador de luz (Is 14.12), Maligno (1 Jo 5.19), Dragão (Ap 12.17), Príncipe deste mundo (Jo 12.31), O deus deste século (2 Co 4.4), Acusador (Ap 12.10; Zc 3.1), Belzebu - príncipe dos demônios (Mt 12.24), Belial (2 Co 6.15), Príncipe dos Poderes do Ar (Ef 2.2), Deus deste Mundo (2 Co 4.4), Príncipe deste Mundo (Jo 12.31; 14.30; 16.11), Homicida (Jo 8.44), Pai da Mentira (Jo 8.44), Belial (Jz 20.13; 1 Sm 10.27; 30.22; 1 Rs 21.13) - " maroto", Abadom e Apoliom (Ap 9.11) - "destruidor", Tentador (1Ts 3.5), Maligno (Mt 13.19), Espírito que atua nos filhos da desobediência (Ef 2.2), Anjo do Abismo (Ap 9.11).

Ao mesmo tempo que reconhecemos que Satanás é forte, devemos ter cuidado de não exagerar o seu poder. Para aqueles que crêem em Cristo, ele já é um inimigo derrotado (Jo 12.31), e é forte somente para aqueles que cedem à tentação.

ONDE HABITAM OS ANJOS CAÍDOS
Parte deles habitam no inferno (2 Pe 2.4; Jd 6).
A palavra INFERNO na Bíblia tem significados que variam de acordo com o texto em que é citada. Vamos analisar apenas quatro formas: SHEOL: O mundo dos mortos (Dt 32.22; Sl 9.17). HADES: É a forma grega para o hebraico SHEOL, e significa lugar das almas que partiram deste mundo ou lugar de tormento (Mt 11.23; Lc 10.15; Lc 16.23). GEHENNA: Termo usado para designar um lugar de suplício eterno (Mt 5.22; Mc 9.43). TARTAROO: O mais profundo do abismo e significa encarcerar no suplício eterno (2 Pe 2.4)
Os textos de Pedro e Judas não querem dizer que todos os anjos maus estejam presos no inferno, pois a Bíblia mostra no seu contexto geral que a maioria deles está solta (Ef 6.12). Em breve todos serão julgados e condenados para sempre (Mt 25.41; Ap 20.10-14; Rm 16.20).
Provavelmente a maioria habita nas regiões celestes: (Ef 2.2; 6.12, Lc 11.24-26).
A cidade de Pérgamo é chamada de "trono de satanás" (Ap 2.13)

A natureza dos demônios
1.São seres inteligentes (Mt 8.29,31; 1 Tm 4.1-3; 1 Jo 4.1 e Tg 2.19), possuem características de ações pessoais o que demonstra que possuem personalidade (Mc 1.24; Mc 5.6,7; Mc 8.16; Lc 8.18-31)
2.São seres espirituais (Lc 9.38,39,42; Hb 1.13,14; Hb 2.16; Mt 8.16; Lc 10.17,20)
3.São seres numerosos (Mc 5.9).
5.São seres vis e perversos - baixos em conduta (Lc 9.39; Mc 1.27; 1 Tm 4.1; Mt 4.3)
6.São servis e obsequiosos (Mt 12.24-27).

As atividades dos demônios
Afligir e tentar os santos de Deus (1 Ts 3.5).
Apossam-se dos corpos dos seres humanos e dos irracionais (Mc 5.8, 11-13); Afligem aos homens mental e fisicamente (Mt 12.22; Mc 5.4,5); Produzem impureza moral (Mc 5.2; Ef 2.2).
Tentam opor-se à obra de Deus (Ap 16.13-16 e Dn 10.11-14;Mt 13.19; 2 Co 4.4).
Estendem a autoridade de Satanás (Ef 6.11,12).
Oposição aos santos (Ef 6.12; 1 Ts 2.18), Indução ao desvio da fé (1 Tm 4.1), Encorajamento do formalismo e ascetismo como resultado de falsos ensinos (1 Tm 4.1-3), Apoio de toda idolatria (1 Co 10.19-21)
Causa de vários males físicos - mudez (Mt 9.32,33), cegueira (Mt 12.22), loucura (Lc 8.26-35), mania de suicídio (Mc 9.22), ferimentos pessoais (Mc 9.18) e vários defeitos e deformidades (Lc 13.11-17).
Execução de alguns dos propósitos divinos: castigo aos ímpios (SI 78.49). Acabe foi punido por um "espírito mentiroso" (1 Rs 22.23). No caso de Pedro, Satanás peneirou-o como trigo, completando a ação de Deus (Lc 22.31). Jó, através das provações foi levado a um ponto de crescimento e purificação espirituais (Jó 42.5,6). Demônios podem ser usados por Deus para levar a cabo Seus propósitos (2 Co 12.7; 1 Ti 1.20; 1 Co 5.5 e 1 Sa 16.14).


NÍVEIS DE AÇÃO DEMONÍACA

TENTAÇÃO (1Pe. 5:8), observa e ataca em algum ponto fraco. (Pode ocorrer com CRENTES E NÃO CRENTES).
SUJEIÇÃO - (Hb 2:14-15). Pecado cometido frequentemente. Não deve ocorrer com crentes (1 Jo. 3:6-10). OPRESSÃO - (At. 10:38) Tormento e sofrimento (físico e/ou psicológico) de uma pessoa, não causado por problemas médicos ou psicológicos, mas sim por um espírito maligno. O demônio age externamente, não possuindo sua mente. Por vezes a opressão pode ser tão forte, que até é confundida com uma Possessão demoníaca. (Pode ocorrer com CRENTES E NÃO CRENTES).
POSSESSÃO - o diabo toma posse da mente da pessoa. Quando a entidade satânica se manifesta, o indivíduo fica impedido de qualquer atitude, que não seja permitida pelo demônio (ou mais de um - Lc 8.2; Mc 5.9) que o está comandando. Veja algumas ocorrências comuns:
- As vítimas podem ser voluntárias ou não;
- Indício de outra personalidade;
- Indício de outra voz;
- Sinais de sabedoria e poderes ocultos;
- São impelidos a ter comportamento contrário ao normal;
- Sintomas e espasmos nervosos;
- Respiração profunda, fala rouca, com dificuldade e forçada;
- A pessoa fica agitada quando confrontada com a leitura da Bíblia, bem como quando são feitas orações.
A POSSESSÃO SOMENTE OCORRE COM QUEM NÃO ENTREGOU REALMENTE A SUA VIDA AO SENHORIO DE CRISTO (1 Jo 5.18; 1 Pe 2.9; 2 Co 6.14-16; 2 Ts 3.3). Somente casa "vazia" pode ser ocupada (Mt 12.43-45).
E Judas (Jo 6.70)? Todos estavam limpos, menos ele (Jo 13.10,11). Judas deu lugar ao diabo (Ef 4.27).

A Bíblia proíbe envolvimento com práticas demoníacas (Lv 19.31; 20.6; Dt 18.10-12; Is 8.19).

O Senhor nos deu autoridade sobre eles (Lc 9.1; 10.19), para expulsá-los (Mc.16.17, Mt 10.8, At.16.18), resistí-los (Tg 4.7; 1 Pe 5.9; Ef 6.13). Devemos estar atentos (1 Pe. 5:8-9; 2 Co 2.11) e revestir-nos da armadura de Deus para vencê-los (Ef 6.13-20). Maior é o que está em nós (1 Jo 4.4).