Comunidade Batista do Brasil – MA
Doutrina dos
Anjos – Angiologia Parte
Tb: Hb 1.1-2.18
Definição: Do grego angelos .
Em hebraico, malak. Significa
"mensageiro”.
No AT, o termo malak ocorre 108 vezes. No NT, onde a palavra angelos aparece 165 vezes.
No AT esses seres são apresentados como simbólicos e celestiais. No livro de Gênesis, tinham a incumbência de guardar a árvore da vida, no jardim do Éden (Gn 3.24). Função semelhante dos querubins dourados sobre a arca (Ex 25.18-22; Cf Hb 9.5).
No livro de Ezequiel (Ez 10), o trono-carruagem de Deus, que continuava sustentado por Querubins, tornava-se móvel.
A Bíblia só revela a existência de um único Arcanjo (anjo-chefe), Miguel. Nas duas ocorrências da palavra grega archangelos , "arcanjo", 1Ts 4.16 e Jd 9, o termo só aparece no singular.
No AT, Gabriel aparece apenas em Daniel, como mensageiro celestial que surge na forma de um homem (Dn 8.16; 9.21). Suas funções são: revelar acontecimento ou fato, Dn 8.17 e ajudar no entendimento desses fatos ou acontecimentos Dn 9.22.
No NT, Gabriel surge somente na narrativa de Lucas. Ali, ele é o mensageiro angelical que anuncia grandes eventos: o nascimento de João (Lc 1.11-20) e de Jesus (Lc 1.26-38). Também é apresentado como aquele que "assiste diante de Deus" (Lc 1.19). Destes casos, conclui-se que Gabriel é o portador das grandes mensagens divinas aos homens eplo menos nos tempos bílicos.
A primeira aparição foi no episódio de Agar, no deserto (Gn 16.7). Outros acontecimentos incluíram pessoas como Abraão (Gn 22.11,15), Jacó (Gn 31.11-13), Moisés (Êx 3.2), todos os israelitas durante o Êxodo (Êx 14.19) e posteriormente em Boquim (Jz 2.1,4), Balaão (Nm 22.22-36), Gideão (Jz 6.11), Davi (1Cr 21.16), entre outros.
O Anjo do Senhor realizou várias tarefas semelhantes às dos anjos, em geral. Às vezes, suas aparições eram simplesmente para trazer mensagens de Deus, como por exemplo em Gn 22.15-18; 31.11-13. Em outras aparições, Ele fora enviado para suprir necessidades (1Rs 19.5-7) ou para proteger o povo de Deus de perigos (Êx 14.19; Dn 6.22).
Refere-se a si mesmo como Deus (Gn 22.11-18; Ex 3.2-5; Jz 6.11-23)
No NT, não utiliza-se o termo "o Anjo do Senhor" como pessoa específica. (troca-se o artigo definido "o" pelo artigo indefinido "um" (Lc 1.11; At 12.7 e At 12.23).
Tb: Hb 1.1-2.18
Definição: Do grego angelos . Em hebraico, malak. Significa "mensageiro”.
No AT, o termo malak ocorre 108 vezes. No NT, onde a palavra angelos aparece 165 vezes.
No AT esses seres são apresentados como simbólicos e celestiais. No livro de Gênesis, tinham a incumbência de guardar o caminho para a árvore da vida, no jardim do Éden (Gn 3.24). Função semelhante dos querubins dourados sobre a arca (Ex 25.18-22; Cf Hb 9.5).
No livro de Ezequiel (Ez 10), o trono-carruagem de Deus, que continuava sustentado por Querubins, tornava-se móvel. Também foram bordados Querubins nas cortinas e véus do Tabernáculo, bem como estampados nas paredes do Templo (Êx 26.31; 2Cr 3.7). Parecem estar ligados à justiça e à majestade do trono de Deus.
A Bíblia só revela a existência de um único Arcanjo (anjo-chefe), Miguel. Nas duas ocorrências da palavra grega archangelos , "arcanjo", 1Ts 4.16 e Jd 9, o termo só aparece no singular. Como Gabriel, é um ser celestial . Tem, no entanto, responsabilidade especiais como protetor de Israel (Dn 10.13,21), e ele comanda os exércitos celestiais contra todas as forças sobrenaturais do mal (Dn 12.1).
No AT, Gabriel aparece apenas em Daniel, como mensageiro celestial que surge na forma de um homem (Dn 8.16; 9.21). Suas funções são: revelar o futuro ao interpretar uma visão (Dn 8.17), e dar entendimento e sabedoria ao próprio Daniel (Dn 9.22).
No NT, Gabriel surge somente na narrativa de Lucas. Ali, ele é o mensageiro angelical que anuncia grandes eventos: o nascimento de João (Lc 1.11-20) e de Jesus (Lc 1.26-38). Também é apresentado como aquele que "assiste diante de Deus" (Lc 1.19). Destes casos, conclui-se que Gabriel é o portador das grandes mensagens divinas aos homens.
A primeira aparição foi no episódio de Agar, no deserto (Gn 16.7). Outros acontecimentos incluíram pessoas como Abraão (Gn 22.11,15), Jacó (Gn 31.11-13), Moisés (Êx 3.2), todos os israelitas durante o Êxodo (Êx 14.19) e posteriormente em Boquim (Jz 2.1,4), Balaão (Nm 22.22-36), Gideão (Jz 6.11), Davi (1Cr 21.16), entre outros.
O Anjo do Senhor realizou várias tarefas semelhantes às dos anjos, em geral. Às vezes, suas aparições eram simplesmente para trazer mensagens de Deus, como por exemplo em Gn 22.15-18; 31.11-13. Em outras aparições, Ele fora enviado para suprir necessidades (1Rs 19.5-7) ou para proteger o povo de Deus de perigos (Êx 14.19; Dn 6.22).
O Anjo do Senhor aceitou adoração (Js 5.14). Caso fosse simplesmente "um anjo", teria proibido a Josué de adorá-lo, como ocorreu em Ap 19.10 e Ap 22.8,9. Tem nome maravilhoso (Jz 13.18) – paralelo com Is 9.6.
Refere-se a si mesmo como Deus (Gn 22.11-18; Ex 3.2-5; Jz 6.11-23)
No NT, não utiliza-se o termo "o Anjo do Senhor" como pessoa específica. (troca-se o artigo definido "o" pelo artigo indefinido "um" (Lc 1.11; At 12.7 e At 12.23).
Texto-base: Ef 6 10 -18
A única fonte segura sobre este assunto é a Palavra de Deus, não a experiência ou os ex-seguidores do inimigo, pois o inimigo é mentiroso Jo 8.44. A palavra de Deus liberta Jo 8.32 e esclarece Sl 119.130. Não devemos ir além da Bíblia I Co 4.6; 1 Tm 1.4, 2 Tm 2.23.
Os anjos foram criados em estado de perfeição. Em Gn 1º lemos sete vezes que o que Deus fizera era muito bom. Isso certamente inclui a perfeição dos anjos em santidade, até esse momento Ez 28.15 e parte destes deixaram seu próprio principado e habitação original perfeita (Judas 6, 2 Pd 2.4), para criar raízes do mal Sl 78.49, Mt 25.41. Não podemos Ter dúvidas que Satanás foi o "chefe" desta rebelião Is 14.12, Ez 28.15-17, Ef 2.2, Ap 9.11, 12.1-5,9.
Texto-base: Ef 6 10 -18
A única fonte segura sobre este assunto é a Palavra de Deus, não a experiência ou os ex-seguidores do inimigo, pois o inimigo é mentiroso Jo 8.44. A palavra de Deus liberta Jo 8.32 e esclarece Sl 119.130. Não devemos ir além da Bíblia I Co 4.6; 1 Tm 1.4, 2 Tm 2.23.
Os anjos foram criados em estado de perfeição. Em Gn 1º lemos sete vezes que o que Deus fizera era muito bom. Isso certamente inclui a perfeição dos anjos em santidade, até esse momento Ez 28.15 e parte destes deixaram seu próprio principado e habitação original perfeita (Judas 6, 2 Pd 2.4), para criar raízes do mal Sl 78.49, Mt 25.41. Não podemos Ter dúvidas que Satanás foi o "chefe" desta rebelião Is 14.12, Ez 28.15-17, Ef 2.2, Ap 9.11, 12.1-5,9.
Não são espíritos dos homens maus (Hb 9.27; Ec 12.7).
Não são os espíritos desincorporados de uma raça pré-Adâmica (Sl 9.17; Lc 16.26-31; Ap 1.18; 12.7-9)
Satanás era originalmente um dos poderosos príncipes do mundo angélico, Lúcifer ("o que leva a luz"), o mais glorioso dos anjos.
Satanás era originalmente um dos poderosos príncipes do mundo angélico, Lúcifer ("o que leva a luz"), o mais glorioso dos anjos.
Ao mesmo tempo que reconhecemos que Satanás é forte, devemos ter cuidado de não exaltar de mais o seu poder. Para aqueles que crêem em Cristo, ele já é um inimigo derrotado (Jo 12.31), é forte somente para aqueles que cedem à tentação.
Ao mesmo tempo que reconhecemos que Satanás é forte, devemos ter cuidado de não exaltar de mais o seu poder. Para aqueles que crêem em Cristo, ele já é um inimigo derrotado (Jo 12.31), é forte somente para aqueles que cedem à tentação.
A cidade de Pérgamo é chamada de "trono de satanás" (Ap 2.13)
2º São seres espirituais (Lc 9.38,39,42; Hb 1.13,14; Hb 2.16; Mt 8.16; Lc 10.17,20)
3.São seres numerosos (Mc 5.9).
5.São seres vis e perversos - baixos em conduta (Lc 9.39; Mc 1.27; 1 Tm 4.1; Mt 4.3)
6.São servis e obsequiosos (Mt 12.24-27).
- As vítimas podem ser voluntárias ou não;
- Indício de outra personalidade;
- Indício de outra voz;
- Sinais de sabedoria e poderes ocultos;
- São impelidos a ter comportamento contrário ao normal;
- Sintomas e espasmos nervosos;
- Respiração profunda, fala rouca, com dificuldade e forçada;
- A pessoa fica agitada quando confrontada com a leitura da Bíblia, bem como quando são feitas orações.
E Judas (Jo 6.70)? Todos estavam limpos, menos ele (Jo 13.10,11). Judas deu lugar ao diabo (Ef 4.27).
No AT esses seres são apresentados como simbólicos e celestiais. No livro de Gênesis, tinham a incumbência de guardar a árvore da vida, no jardim do Éden (Gn 3.24). Função semelhante dos querubins dourados sobre a arca (Ex 25.18-22; Cf Hb 9.5).
No livro de Ezequiel (Ez 10), o trono-carruagem de Deus, que continuava sustentado por Querubins, tornava-se móvel.
A Bíblia só revela a existência de um único Arcanjo (anjo-chefe), Miguel. Nas duas ocorrências da palavra grega archangelos , "arcanjo", 1Ts 4.16 e Jd 9, o termo só aparece no singular.
No AT, Gabriel aparece apenas em Daniel, como mensageiro celestial que surge na forma de um homem (Dn 8.16; 9.21). Suas funções são: revelar acontecimento ou fato, Dn 8.17 e ajudar no entendimento desses fatos ou acontecimentos Dn 9.22.
No NT, Gabriel surge somente na narrativa de Lucas. Ali, ele é o mensageiro angelical que anuncia grandes eventos: o nascimento de João (Lc 1.11-20) e de Jesus (Lc 1.26-38). Também é apresentado como aquele que "assiste diante de Deus" (Lc 1.19). Destes casos, conclui-se que Gabriel é o portador das grandes mensagens divinas aos homens eplo menos nos tempos bílicos.
A primeira aparição foi no episódio de Agar, no deserto (Gn 16.7). Outros acontecimentos incluíram pessoas como Abraão (Gn 22.11,15), Jacó (Gn 31.11-13), Moisés (Êx 3.2), todos os israelitas durante o Êxodo (Êx 14.19) e posteriormente em Boquim (Jz 2.1,4), Balaão (Nm 22.22-36), Gideão (Jz 6.11), Davi (1Cr 21.16), entre outros.
O Anjo do Senhor realizou várias tarefas semelhantes às dos anjos, em geral. Às vezes, suas aparições eram simplesmente para trazer mensagens de Deus, como por exemplo em Gn 22.15-18; 31.11-13. Em outras aparições, Ele fora enviado para suprir necessidades (1Rs 19.5-7) ou para proteger o povo de Deus de perigos (Êx 14.19; Dn 6.22).
Refere-se a si mesmo como Deus (Gn 22.11-18; Ex 3.2-5; Jz 6.11-23)
No NT, não utiliza-se o termo "o Anjo do Senhor" como pessoa específica. (troca-se o artigo definido "o" pelo artigo indefinido "um" (Lc 1.11; At 12.7 e At 12.23).
Tb: Hb 1.1-2.18
Definição: Do grego angelos . Em hebraico, malak. Significa "mensageiro”.
No AT, o termo malak ocorre 108 vezes. No NT, onde a palavra angelos aparece 165 vezes.
No AT esses seres são apresentados como simbólicos e celestiais. No livro de Gênesis, tinham a incumbência de guardar o caminho para a árvore da vida, no jardim do Éden (Gn 3.24). Função semelhante dos querubins dourados sobre a arca (Ex 25.18-22; Cf Hb 9.5).
No livro de Ezequiel (Ez 10), o trono-carruagem de Deus, que continuava sustentado por Querubins, tornava-se móvel. Também foram bordados Querubins nas cortinas e véus do Tabernáculo, bem como estampados nas paredes do Templo (Êx 26.31; 2Cr 3.7). Parecem estar ligados à justiça e à majestade do trono de Deus.
A Bíblia só revela a existência de um único Arcanjo (anjo-chefe), Miguel. Nas duas ocorrências da palavra grega archangelos , "arcanjo", 1Ts 4.16 e Jd 9, o termo só aparece no singular. Como Gabriel, é um ser celestial . Tem, no entanto, responsabilidade especiais como protetor de Israel (Dn 10.13,21), e ele comanda os exércitos celestiais contra todas as forças sobrenaturais do mal (Dn 12.1).
No AT, Gabriel aparece apenas em Daniel, como mensageiro celestial que surge na forma de um homem (Dn 8.16; 9.21). Suas funções são: revelar o futuro ao interpretar uma visão (Dn 8.17), e dar entendimento e sabedoria ao próprio Daniel (Dn 9.22).
No NT, Gabriel surge somente na narrativa de Lucas. Ali, ele é o mensageiro angelical que anuncia grandes eventos: o nascimento de João (Lc 1.11-20) e de Jesus (Lc 1.26-38). Também é apresentado como aquele que "assiste diante de Deus" (Lc 1.19). Destes casos, conclui-se que Gabriel é o portador das grandes mensagens divinas aos homens.
A primeira aparição foi no episódio de Agar, no deserto (Gn 16.7). Outros acontecimentos incluíram pessoas como Abraão (Gn 22.11,15), Jacó (Gn 31.11-13), Moisés (Êx 3.2), todos os israelitas durante o Êxodo (Êx 14.19) e posteriormente em Boquim (Jz 2.1,4), Balaão (Nm 22.22-36), Gideão (Jz 6.11), Davi (1Cr 21.16), entre outros.
O Anjo do Senhor realizou várias tarefas semelhantes às dos anjos, em geral. Às vezes, suas aparições eram simplesmente para trazer mensagens de Deus, como por exemplo em Gn 22.15-18; 31.11-13. Em outras aparições, Ele fora enviado para suprir necessidades (1Rs 19.5-7) ou para proteger o povo de Deus de perigos (Êx 14.19; Dn 6.22).
O Anjo do Senhor aceitou adoração (Js 5.14). Caso fosse simplesmente "um anjo", teria proibido a Josué de adorá-lo, como ocorreu em Ap 19.10 e Ap 22.8,9. Tem nome maravilhoso (Jz 13.18) – paralelo com Is 9.6.
Refere-se a si mesmo como Deus (Gn 22.11-18; Ex 3.2-5; Jz 6.11-23)
No NT, não utiliza-se o termo "o Anjo do Senhor" como pessoa específica. (troca-se o artigo definido "o" pelo artigo indefinido "um" (Lc 1.11; At 12.7 e At 12.23).
Texto-base: Ef 6 10 -18
A única fonte segura sobre este assunto é a Palavra de Deus, não a experiência ou os ex-seguidores do inimigo, pois o inimigo é mentiroso Jo 8.44. A palavra de Deus liberta Jo 8.32 e esclarece Sl 119.130. Não devemos ir além da Bíblia I Co 4.6; 1 Tm 1.4, 2 Tm 2.23.
Os anjos foram criados em estado de perfeição. Em Gn 1º lemos sete vezes que o que Deus fizera era muito bom. Isso certamente inclui a perfeição dos anjos em santidade, até esse momento Ez 28.15 e parte destes deixaram seu próprio principado e habitação original perfeita (Judas 6, 2 Pd 2.4), para criar raízes do mal Sl 78.49, Mt 25.41. Não podemos Ter dúvidas que Satanás foi o "chefe" desta rebelião Is 14.12, Ez 28.15-17, Ef 2.2, Ap 9.11, 12.1-5,9.
Texto-base: Ef 6 10 -18
A única fonte segura sobre este assunto é a Palavra de Deus, não a experiência ou os ex-seguidores do inimigo, pois o inimigo é mentiroso Jo 8.44. A palavra de Deus liberta Jo 8.32 e esclarece Sl 119.130. Não devemos ir além da Bíblia I Co 4.6; 1 Tm 1.4, 2 Tm 2.23.
Os anjos foram criados em estado de perfeição. Em Gn 1º lemos sete vezes que o que Deus fizera era muito bom. Isso certamente inclui a perfeição dos anjos em santidade, até esse momento Ez 28.15 e parte destes deixaram seu próprio principado e habitação original perfeita (Judas 6, 2 Pd 2.4), para criar raízes do mal Sl 78.49, Mt 25.41. Não podemos Ter dúvidas que Satanás foi o "chefe" desta rebelião Is 14.12, Ez 28.15-17, Ef 2.2, Ap 9.11, 12.1-5,9.
Não são espíritos dos homens maus (Hb 9.27; Ec 12.7).
Não são os espíritos desincorporados de uma raça pré-Adâmica (Sl 9.17; Lc 16.26-31; Ap 1.18; 12.7-9)
Satanás era originalmente um dos poderosos príncipes do mundo angélico, Lúcifer ("o que leva a luz"), o mais glorioso dos anjos.
Satanás era originalmente um dos poderosos príncipes do mundo angélico, Lúcifer ("o que leva a luz"), o mais glorioso dos anjos.
Ao mesmo tempo que reconhecemos que Satanás é forte, devemos ter cuidado de não exaltar de mais o seu poder. Para aqueles que crêem em Cristo, ele já é um inimigo derrotado (Jo 12.31), é forte somente para aqueles que cedem à tentação.
Ao mesmo tempo que reconhecemos que Satanás é forte, devemos ter cuidado de não exaltar de mais o seu poder. Para aqueles que crêem em Cristo, ele já é um inimigo derrotado (Jo 12.31), é forte somente para aqueles que cedem à tentação.
A cidade de Pérgamo é chamada de "trono de satanás" (Ap 2.13)
2º São seres espirituais (Lc 9.38,39,42; Hb 1.13,14; Hb 2.16; Mt 8.16; Lc 10.17,20)
3.São seres numerosos (Mc 5.9).
5.São seres vis e perversos - baixos em conduta (Lc 9.39; Mc 1.27; 1 Tm 4.1; Mt 4.3)
6.São servis e obsequiosos (Mt 12.24-27).
- Indício de outra personalidade;
- Indício de outra voz;
- Sinais de sabedoria e poderes ocultos;
- São impelidos a ter comportamento contrário ao normal;
- Sintomas e espasmos nervosos;
- Respiração profunda, fala rouca, com dificuldade e forçada;
- A pessoa fica agitada quando confrontada com a leitura da Bíblia, bem como quando são feitas orações.
E Judas (Jo 6.70)? Todos estavam limpos, menos ele (Jo 13.10,11). Judas deu lugar ao diabo (Ef 4.27).
a)
Nos anjos são seres reais, espirituais, criados por Deus
Bb: Ne 9.6 Só tu
és SENHOR; tu fizeste o céu, o céu dos céus, e todo o seu exército, a terra e
tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto neles há, e tu os guardas com vida
a todos; e o exército dos céus te adoram.
Ct: Sl
148.2,5 Louvai-o,
todos os seus anjos; louvai-o, todos os seus exércitos. 5 Louvem o nome do
SENHOR, pois mandou, e logo foram criados.
Ct: Cl 1.16 Porque nele
foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e
invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam
potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.
b)
Estavam presentes quando a terra foi criada
Bb: Jó 38.4-7
Onde
estavas tu, quando eu fundava a terra? Faz-me saber, se tens inteligência. 5
Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel?
6 Sobre que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de
esquina, 7 Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os
filhos de Deus jubilavam?
1.
Natureza dos anjos:
a) São
espíritos incorpóreos (Sl 104.4; Hb 1.14; Ef 6.12)
b) Não devem
ser adorados (Rm 1.25; Cl 2.18; Ap 19.10; 22.8,9)
c) Podem tomar
a forma humana (Hb 13.2; Gn 19.1; Lc 1.26,27; At 8.26; 12.7,8)
d) No AT por
cinco vezes são chamados de "filhos de Deus" ( Gn 6.2,4; Jó 1.6; 2.1;
38.7 )
e) Os anjos
sempre são descritos como varões, porém na realidade não tem sexo. (Lc
20.34-35).
f) Existem em
grande número (Hb 12.2; Mt 26.53*; Ap 5.11) - * Legião = cerca de 4500.
g) Sua morada é
o céu (Mt 22.30; Lc 2.13-15; Jo 1.51; Mc 13.32; Gl 1.8)
2.
A personalidade dos anjos:
a) São seres
individuais e racionais (2 Sm 14.20; 1 Pe 1.12).
b) São seres
morais, capazes de discernir o bem e o mal (2 Pe 2.4; Jd 6).
c) Possuem
grande poder (Sl 103.20; 2 Pe 2.11; 2 Ts 1.7).
Ex: Libertaram os discípulos (At 5.19; 12.7). Tiraram
a pedra do túmulo de Jesus (Mt 28.2). Prenderão Satanás (Ap 20.1,2)
d) São
subordinados a Deus e Cristo (Cl 2.10; 1 Pe 3.22)
e) São seres
pessoais: Inteligência – Dn.10.14, Emoções – Jó 38.7, Vontade – Is.14.13,14 ,
Não são
Onipresentes
– Dn.9.21-23, Não são Onipotentes – Dn.10.13. Não são Oniscientes (Mt 24.36)
f) Existem
aparentemente diferentes posições hierárquicas (Ef 1.21; Cl 1.16; 1 Pe 3.22)
3.
Ministério dos anjos
3.1
Em relação a Deus:
a) Prestam
louvor e adoração (Ap 5.11,12; Hb 1.6; Is 6.3; Sl 103.20,21)
b) Levavam a
Lei de Deus ao seu povo (At 7.53; Gl 3.19; Hb 2.2)
c) Executam os
juízos de Deus (At 12.23; 2 Rs 19.35; Ap 16.1)
3.2
Em relação a Cristo:
a) Anunciaram
seu nascimento – a Maria (Lc 1.26-38), a José (Mt 1.20), aos pastores (Lc
2.8-15)
b) Protegeram o
menino (Mt 2.13,19,20)
c) Ministraram
a ele após a tentação no deserto (Mt 4.11)
d) Fortaleceram-no
em Getsêmani (Lc 22.43) e poderiam livrá-lo (Mt 26.53).
e) Removeram a
pedra do sepulcro (Mt 28.2-7)
f) Presentes na
sua ascensão (At 1.11
g) Rendem-lhe
homenagens (1 Pe 3.22) e Acompanharão a Sua volta (Mt 16.27; 25.31)
3.3
Em relação aos crentes:
a) Protegem do
perigo (Sl 91.11,12; Gn 19.15,16)
b) Livramento
de inimigos (Sl 34.7; 2 Rs 6.15-17; Dn 6.22; At 12.11)
c) Encorajavam
nas provações (1 R2 19.5; Gn 28.12,13; 32.1,2; At 27.22-24)
d) Podem dar orientação
(Mt 1.20; At 8.26; At 10.3-5)
e) Acompanhamento
da alma na morte (Lc 16.22)
f) Alegria na
salvação (Lc 15.10; 12.8,9) e Ministram (Hb 1.14)
4.
Alguns seres angelicais destacados:
a) OS SERAFINS:
O termo hebraico é saraph. O significado é
"queimar, queimaores ou sublimes", dando a idéia de anjos abrasadores
(rebrilhantes). A única menção é em Is 6. Aparecem associados com os. Têm forma
humana, embora possuam 6 asas (Is 6.2).
Estavam postos acima do trono de Deus, o que parece
indicar que sejam líderes na adoração ao Senhor. Parecem estar ligados a certas
funções de vigilância e adoração.
b) OS QUERUBINS:
No hebraico, o temo keruhbim é o plural de kerub .
No grego cheroub . Palavra de etimologia incerta.
Também foram bordados Querubins nas cortinas e véus
do tabernáculo, bem como estampados nas paredes do Templo (Êx 26.31; 2Cr 3.7).
Parecem estar ligados à justiça e à majestade do trono de Deus.
c) O ARCANJO MGUEL:
No grego
encontramos Michael, heb. mika'el . Significa "quem é como El
(Deus)?". Aparece Dn 10.13,21 e 12.1 e reaparece no NT em Jd 9 e Ap 12.7.
Ex: Mical que
significa no hebraico: Quem é como Deus, 1Sm.14:49
É um ser celestial
. Tem a responsabilidade especiais como protetor de Israel (Dn 10.13,21), e ele
comanda os exércitos celestiais contra todas as forças sobrenaturais do mal (Dn
12.1).
d) O ANJO GABRIEL:
O vocábulo hebraico Gabriel significa "homem
de Deus" (heb. geber , "varão" e El - forma abreviada de Elohim
, "Deuses").
e) O ANJO DO SENHOR:
As aparições do Anjo do Senhor se constituem em
Teofanias (aparição de Cristo em forma pré-encarnada ou humana). A expressão
"Anjo do Senhor" ou "Anjo de Deus", se encontram mais de 50
vezes no AT.
·
Provas clara
de que o anjo do Senhor é uma pesoa divina:
O Anjo do Senhor aceitou adoração (Js 5.14). Caso
fosse simplesmente "um anjo", teria proibido a Josué de adorá-lo,
como ocorreu em Ap 19.10 e Ap 22.8,9. Tem nome maravilhoso (Jz 13.18) –
paralelo com Is 9.6.
Comunidade Batista do Brasil – MA
Doutrina dos
Anjos – Angiologia
a)
Nos anjos são seres reais, espirituais, criados por Deus
Bb: Ne 9.6 Só tu
és SENHOR; tu fizeste o céu, o céu dos céus, e todo o seu exército, a terra e
tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto neles há, e tu os guardas com vida
a todos; e o exército dos céus te adoram.
Ct: Sl
148.2,5 Louvai-o,
todos os seus anjos; louvai-o, todos os seus exércitos. 5 Louvem o nome do
SENHOR, pois mandou, e logo foram criados.
Ct: Cl 1.16 Porque nele
foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e
invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam
potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.
b)
Estavam presentes quando a terra foi criada
Bb: Jó 38.4-7
Onde
estavas tu, quando eu fundava a terra? Faz-me saber, se tens inteligência. 5
Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel?
6 Sobre que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de
esquina, 7 Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os
filhos de Deus jubilavam?
1.
Natureza dos anjos:
a) São
espíritos incorpóreos (Sl 104.4; Hb 1.14; Ef 6.12)
b) Não devem
ser adorados (Rm 1.25; Cl 2.18; Ap 19.10; 22.8,9)
c) Podem tomar
a forma humana (Hb 13.2; Gn 19.1; Lc 1.26,27; At 8.26; 12.7,8)
d) No AT por
cinco vezes são chamados de "filhos de Deus" ( Gn 6.2,4; Jó 1.6; 2.1;
38.7 )
e) Os anjos
sempre são descritos como varões, porém na realidade não tem sexo. (Lc
20.34-35).
f) Existem em
grande número (Hb 12.2; Mt 26.53*; Ap 5.11) - * Legião = cerca de 4500.
g) Sua morada é
o céu (Mt 22.30; Lc 2.13-15; Jo 1.51; Mc 13.32; Gl 1.8)
2.
A personalidade dos anjos:
a) São seres
individuais e racionais (2 Sm 14.20; 1 Pe 1.12).
b) São seres
morais, capazes de discernir o bem e o mal (2 Pe 2.4; Jd 6).
c) Possuem
grande poder (Sl 103.20; 2 Pe 2.11; 2 Ts 1.7).
Ex: Libertaram os discípulos (At 5.19; 12.7). Tiraram
a pedra do túmulo de Jesus (Mt 28.2). Prenderão Satanás (Ap 20.1,2)
d) São
subordinados a Deus e Cristo (Cl 2.10; 1 Pe 3.22)
e) São seres
pessoais: Inteligência – Dn.10.14, Emoções – Jó 38.7, Vontade – Is.14.13,14 ,
Não são
Onipresentes
– Dn.9.21-23, Não são Onipotentes – Dn.10.13. Não são Oniscientes (Mt 24.36)
f) Existem
aparentemente diferentes posições hierárquicas (Ef 1.21; Cl 1.16; 1 Pe 3.22)
3.
Ministério dos anjos
3.1
Em relação a Deus:
a) Prestar
louvor e adoração (Ap 5.11,12; Hb 1.6; Is 6.3; Sl 103.20,21)
b) Levar a Lei
de Deus ao seu povo (At 7.53; Gl 3.19; Hb 2.2)
c) Executar os
juízos de Deus (At 12.23; 2 Rs 19.35; Ap 16.1)
d) Ajudar no
dia do Juízo Final (Mt 13.30,39, 49, 50; 2 Ts 1.7,8)
3.2
Em relação a Cristo:
a) Anunciaram
seu nascimento – a Maria (Lc 1.26-38), a José (Mt 1.20), aos pastores (Lc
2.8-15)
b) Protegeram o
menino (Mt 2.13,19,20)
c) Ministraram
a ele após a tentação no deserto (Mt 4.11)
d) Fortaleceram-no
em Getsêmani (Lc 22.43) e poderiam livrá-lo (Mt 26.53).
e) Removeram a
pedra do sepulcro (Mt 28.2-7)
f) Presentes na
sua ascensão (At 1.11
g) Rendem-lhe
homenagens (1 Pe 3.22) e Acompanharão a Sua volta (Mt 16.27; 25.31)
3.3
Em relação aos crentes:
a) Protegem do
perigo (Sl 91.11,12; Gn 19.15,16)
b) Livramento
de inimigos (Sl 34.7; 2 Rs 6.15-17; Dn 6.22; At 12.11)
c) Encorajam
nas provações (1 R2 19.5; Gn 28.12,13; 32.1,2; At 27.22-24)
d) Orientação
(Mt 1.20; At 8.26; At 10.3-5)
e) Acompanhamento
da alma na morte (Lc 16.22)
f) Alegria na
salvação (Lc 15.10; 12.8,9) e Ministram (Hb 1.14)
4.
Alguns seres angelicais destacados:
a) OS SERAFINS:
O termo hebraico é saraph. O significado é
"queimar", dando a idéia de anjos abrasadores (rebrilhantes). A única
menção é em Is 6. Aparecem associados com os Querubins na tarefa de resguardar
o trono divino. Têm forma humana, embora possuam 6 asas (Is 6.2).
Estavam postos acima do trono de Deus, o que parece
indicar que sejam líderes na adoração ao Senhor. Parecem estar ligados a certas
funções de vigilância e adoração.
b) OS QUERUBINS:
No hebraico, temos keruhbim , plural de kerub . No
grego cheroub . Palavra de etimologia incerta.
c) O ARCANJO MIGUEL:
No grego encontramos Michael, heb. mika'el .
Significa "quem é como El (Deus)?". Aparece Dn 10.13,21 e 12.1 e
reaparece no NT em Jd 9 e Ap 12.7.
d) O ANJO GABRIEL:
O vocábulo hebraico Gabriel significa "homem
de Deus" (heb. geber , "varão" e El - forma abreviada de Elohim
, "Deus").
e) O ANJO DO SENHOR:
As aparições do Anjo do Senhor se constituem em
Teofanias (aparição de Cristo em presença pré-encarnada). A expressão
"Anjo do Senhor" ou "Anjo de Deus", se encontram mais de 50
vezes no AT.
Aula II: Anjos caídos aula II – Satanologia
1.
ANJOS CAÍDOS E DEMÔNIOS:
Demônios - Aparece três vezes no AT:
Bb: Dt 32.17; Sl 106.37 e Lv 17.7
Mas ele orgulhosamente aspirou a ser "como o
Altíssimo" e caiu na condenação (Ez 28.12,19; Is 14.12-15; 1 Tm 3.6). O
nome "Satanás" revela-o como "o adversário", não do homem em
primeiro lugar, mas de Deus.
2. Nomes principais:
Satanás - adversário (2Co 11.14, Zc 3.1; 1 Ts
2.18), Diabo - caluniador (Mt 4.1), Serpente - enganador (Ap 12.9), Lúcifer -
portador de luz (Is 14.12), Maligno (1 Jo 5.19), Dragão (Ap 12.17), Príncipe
deste mundo (Jo 12.31), O deus deste século (2 Co 4.4), Acusador (Ap 12.10; Zc
3.1), Belzebu - príncipe dos demônios (Mt 12.24), Belial (2 Co 6.15), Príncipe
dos Poderes do Ar (Ef 2.2), Deus deste Mundo (2 Co 4.4), Príncipe deste Mundo
(Jo 12.31; 14.30; 16.11), Homicida (Jo 8.44), Pai da Mentira (Jo 8.44), Belial
(Jz 20.13; 1 Sm 10.27; 30.22; 1 Rs 21.13) - " maroto", Abadom e
Apoliom (Ap 9.11) - "destruidor", Tentador (1Ts 3.5), Maligno (Mt
13.19), Espírito que atua nos filhos da desobediência (Ef 2.2), Anjo do Abismo
(Ap 9.11).
3.
ONDE HABITAM OS ANJOS CAÍDOS
Parte deles habitam em cadeias no mundo espiritual
em inferno de tormento!
Jd 6, Ef 2.2; 6.12, Lc 11.24-26.
4.
A natureza dos demônios:
1º São seres inteligentes (Mt 8.29,31; 1 Tm 4.1-3;
1 Jo 4.1 e Tg 2.19), possuem características de ações pessoais o que demonstra
que possuem personalidade (Mc 1.24; Mc 5.6,7; Mc 8.16; Lc 8.18-31)
5. As atividades dos demônios:
a) Afligir e
tentar os santos de Deus (1 Ts 3.5).
b) Apossam-se
dos corpos dos seres humanos e dos irracionais (Mc 5.8, 11-13); Afligem aos
homens mental e fisicamente (Mt 12.22; Mc 5.4,5); Produzem impureza moral (Mc
5.2; Ef 2.2).
c) Tentam
opor-se à obra de Deus (Ap 16.13-16 e Dn 10.11-14;Mt 13.19; 2 Co 4.4).
d) Estendem a
autoridade de Satanás (Ef 6.11,12).
e) Oposição aos
santos (Ef 6.12; 1 Ts 2.18), Indução ao desvio da fé (1 Tm 4.1),
f) Encorajamento
do formalismo e ascetismo como resultado de falsos ensinos (1 Tm 4.1-3), Apoio
de toda idolatria (1 Co 10.19-21)
g) Causa de
vários males físicos - mudez (Mt 9.32,33), cegueira (Mt 12.22), loucura (Lc
8.26-35), mania de suicídio (Mc 9.22), ferimentos pessoais (Mc 9.18) e vários
defeitos e deformidades (Lc 13.11-17).
h) Execução de
alguns dos propósitos divinos: castigo aos ímpios (SI 78.49). Acabe foi punido
por um "espírito mentiroso" (1 Rs 22.23). No caso de Pedro, Satanás
peneirou-o como trigo, completando a ação de Deus (Lc 22.31). Jó, através das
provações foi levado a um ponto de crescimento e purificação espirituais (Jó
42.5,6). Demônios podem ser usados por Deus para levar a cabo Seus propósitos
(2 Co 12.7; 1 Ti 1.20; 1 Co 5.5 e 1 Sa 16.14).
6. NÍVEIS DE
AÇÃO DEMONÍACA
a) TENTAÇÃO
(1Pe. 5:8), observa e ataca em algum ponto fraco. (Pode ocorrer com CRENTES E
NÃO CRENTES).
b) SUJEIÇÃO -
(Hb 2:14-15). Pecado cometido frequentemente. Não deve ocorrer com crentes (1
Jo. 3:6-10).
c) OPRESSÃO -
(At. 10:38) Tormento e sofrimento (físico e/ou psicológico) de uma pessoa, não
causado por problemas médicos ou psicológicos, mas sim por um espírito maligno.
O demônio age externamente, não possuindo sua mente. Por vezes a opressão pode
ser tão forte, que até é confundida com uma Possessão demoníaca. (Pode ocorrer
com CRENTES E NÃO CRENTES).
d) POSSESSÃO -
o diabo toma posse da mente da pessoa. Quando a entidade satânica se manifesta,
o indivíduo fica impedido de qualquer atitude, que não seja permitida pelo
demônio (ou mais de um - Lc 8.2; Mc 5.9) que o está comandando. Veja algumas
ocorrências comuns:
·
A POSSESSÃO SOMENTE OCORRE COM QUEM NÃO ENTREGOU REALMENTE A SUA VIDA AO
SENHORIO DE CRISTO (1 Jo 5.18; 1 Pe 2.9; 2 Co 6.14-16; 2 Ts 3.3). Somente casa
"vazia" pode ser ocupada (Mt 12.43-45).
·
A Bíblia proíbe envolvimento com práticas demoníacas (Lv 19.31; 20.6; Dt
18.10-12; Is 8.19).
·
O Senhor nos deu autoridade sobre eles (Lc 9.1; 10.19), para expulsá-los
(Mc.16.17, Mt 10.8, At.16.18), resistí-los (Tg 4.7; 1 Pe 5.9; Ef 6.13). Devemos
estar atentos (1 Pe. 5:8-9; 2 Co 2.11) e revestir-nos da armadura de Deus para
vencê-los (Ef 6.13-20). Maior é o que está em nós (1 Jo 4.4).
Nenhum comentário:
Postar um comentário