Tradutor do google

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Características de um ministério autêntico Bp Cleiton Costa


Características de um ministério autêntico Bp Cleiton Costa

TB: I CO 2.1-5 E EU, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria. 2 Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado. 3 E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor. 4 A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder; 5  Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.

 

1.        A simplicidade da mensagem do Apóstolo:

BB: I CO 2.1,2 E EU, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria.

CT: I CO 2.4-6 A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder, 5 Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus. 6 Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam...

EX: II Coríntios 1.12 Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que com simplicidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria carnal, mas na graça de Deus, temos vivido no mundo, e de modo particular convosco." 

CT: I Coríntios 3.19 Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia 

CT: I Coríntios 1.20 Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? 

2. O que fazer?

BB: I CO 2.2 Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado.

CT: I CO 11.26 Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.

EX: RM 10.9-11

3. As dificuldades humanas do Apóstolo:

BB: I CO 2.3 E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor.

CT: GL 4.13 E vós sabeis que primeiro vos anunciei o evangelho estando em fraqueza da carne

EX: MT 10.16-20 Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas.17 Acautelai-vos, porém, dos homens; porque eles vos entregarão aos sinédrios, e vos açoitarão nas suas sinagogas; 18 E sereis até conduzidos à presença dos governadores, e dos reis, por causa de mim, para lhes servir de testemunho a eles, e aos gentios. 19 Mas, quando vos entregarem, não vos dê cuidado como, ou o que haveis de falar, porque naquela mesma hora vos será ministrado o que haveis de dizer. 20 Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós.

4.  A excelência divina da mensagem do Apostolo:

BB: I CO 2.4 A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder

CT: AT 1.8 Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.

EX: AT 4.29-31,33 Agora, pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra; 30Enquanto estendes a tua mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Filho Jesus. 31 E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus. 33 E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.

4.      O Objetivo central da pregação do Apóstolo:

I CO 2.5 Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.

4.1 Fé em que:

BB: I CO 2.7,9-13 Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória 9 Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam. 10Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. 11 Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. 12 Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. 13 As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais!

5. Conclusão:

BB: Romanos 1.16 Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.

Sermão 11º - Um líder segundo o modelo de Cristo Do Bp Cleiton Costa

Tb: I Co 11.1 Sede meus imitadores, como também eu de Cristo.

Aos ministros da CBB: É de fato um grande prazer amados discípulos escrever para Homens e mulheres de Deus que certamente fazem parte da geração que impactará o mundo com o verdadeiro e puro evangelho de Jesus Cristo, o evangelho do poder de Deus em Cristo Jesus. Há uma promessa de Deus para a nossa geração, uma promessa de avivamento e crescimento cristão no mundo e por isso cremos que o cristianismo triunfará sobre a terra. É exatamente por acreditar nessa promessa que devemos priorizar a boa formação e capacitação espiritual de nossos futuros líderes, preparando-os, para esse momento impar da história do mundo. Espero que vocês sejam os melhores entre os melhores por que somente os melhores permanecerão vitoriosos e triunfantes neste mundo... Esta é a primeira de quatro ministrações do Bispo Cleiton Costa que antecederão aos estudos teológicos por isso medite com espiritualidade nessas quatro ministrações espirituais para que possamos passar para a próxima faze (teologia) sabendo para que e para quem fomos chamados em Cristo nessa geração. Que Deus em Cristo vos abençoe queridos discípulos, atenciosamente Bispo Cleiton Costa Presidente da CBB...  

1.      Objetivo dessa primeira ministração:

O objetivo desta ministração é apresentar o Senhor Jesus Cristo como modelo perfeito de liderança meditando nas profecias do VT que anunciam sua vinda a terra e as características de sua vida ministerial, bem como analisarmos suas atitudes, gestos e suas diversas atuações ministeriais no NT para que assim possamos ter ao final dessa mensagem um modelo perfeito de liderança espiritual e assim imitando-o possamos nos tornar os líderes da santa geração profetizada nos seguintes textos Joel 2.28, JR 23º e EZ 34º

·         Introdução:

Ao falarmos sobre liderança ministerial o primeiro pensamento que nos vem à cabeça é: Sobre que modelo de liderança devemos seguir em nossas carreiras ministeriais? A maioria dos discípulos são na verdade tendenciosos a imitarem outros Homens, pois são os modelos mais próximos que estes encontram, pois são estes os seus pais na fé, intercessores,. Discipuladores, líderes de louvor ou até mesmo seus pastores o que na verdade é muito bom, pois na maioria dos casos se trata de verdadeiros servos de Cristo, porém não se trata de uma regra devido à pecaminosidade e inconstância do Homem por isso nós da CBB procuramos ver o exemplo de nosso Senhor Jesus Cristo como o único modelo de líder a ser copiado para nossas Igrejas, pois Jesus Cristo é o maior e melhor líder que a humanidade já viu, porque segundo o Apostolo Tiago não há possibilidades de mudanças no seu caráter tal como no ser humano TG 1.17, NM 23.19. Quando meditamos no texto base de nossa ministração de hoje “ICO 11.1” somos inicialmente levados a entender que o modelo sugerido pelo Apostolo Paulo a ser seguido como exemplo de boa liderança é sua pessoa, mais quando estudamos com mais clareza a parte “B” do versículo entendemos que o modelo indicado pelo Apostolo é o Senhor Jesus Cristo. Sendo assim o ensino do Apostolo Paulo entendemos que antes de enxergarmos os nossos líderes como exemplos a serem seguidos devemos enxergar e seguir de forma sensata o modelo de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo como o maior exemplo de liderança encontrado na bíblia e na história do mundo... É insano o que estamos vemos hoje em dia em alguns programas supostamente evangélicos de TV e rádio, Pastores que ao pregar suas doutrinas e instruções bíblicas tentam a todo o custo imitar o tom vocálico, gírias, sermões e outras manias e estratégias de seus superiores ministeriais (Pastores). Não precisamos perder tempo com este tipo de bobagem, devemos voltar a seguir e imitar o que sempre deus certo “o modelo de pregações, orações e estratégias usadas pelo Senhor dos senhores e líder dos líderes” (Jesus o Cristo) assim iremos crescer da forma correta no mundo, como Igreja de Cristo. CT: Efésios 5.1 Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados. Se imitar os Homes desse mesmo resultado, não teríamos tantas lideres fundando Igrejas por motivo de uma brigas com outros líderes.       

·         Analisando o perfeito modelo do ministério de Cristo:

Bem queridos discípulos já deixamos claro aqui a nossa proposta de apresentar o Senhor Jesus Cristo como o nosso modelo perfeito de ministério a ser copiado, sendo assim, o que nos resta nessa nossa primeira ministração é estudarmos as profecias do VT que falam da vida terrena de Jesus e seu ministério, bem como os fatos importantes da sua vida no NT para que possamos aplicar os conhecimentos aqui adquiridos aos nossos ministérios a fim de sermos líderes de sucesso em nossa geração.  Medite no texto a baixo que fala de como o Senhor Jesus se comportaria como líder na terra:

·         IS 11.1-4,5 Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará. 2 E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR. 3 E deleitar-se-á no temor do SENHOR; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos. 5 E a justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins.

1.       Observação textual:

Amado discípulo é notório que podemos bem como devemos tirar grandes lições ministeriais deste texto do profeta messiânico Isaias.  Neste maravilhoso texto profético o profeta Isaias narra algumas das mais preciosas características da personalidade e ministério de Jesus Cristo. Analisando este texto profético podemos tirar um modelo perfeito para o nosso ministério por tanto podemos começar analisando o fato profético de que trata o Profeta no Versículo 2º “E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR” Essa declaração do profeta indica uma total e perfeita liderança celestial no ministério de Jesus Cristo. Este é o ponto de partida para o sucesso de qualquer ministro de Deus “uma vida sobre a direção do Espírito santo”. Quando um obreiro se deixa liderar e dirigir pelo Espírito do Senhor ele terá sucesso em todas as suas invertidas e em todas as suas jornadas como ministro de Deus neste mundo. O que Isaias diz aqui no versículo 2º não é um fato isolado na bíblia ou do livro de Isaias como podemos ver em IS 59.21, IS 61.1, Is 42.1, MT 12.16.  Jesus foi bem sucedido em seu ministério por que foi dirigido pelo Espírito de Deus, pois como Homem estava sujeito as mesmas fraquezas que nós, por tanto a grande diferença e motivo do seu sucesso dar-se ao fato de que ele se deixou dirigir pelo Espírito santo como podemos ver na tentação de Jesus em LU 4.1-15, em AT 10.38,39 etc. O que podemos aprender aqui é que o nosso ministério só será uma benção quando fizermos o que Paulo fez “tomar como exemplo a vida e o ministério de nosso Senhor ”Se encha do Espírito santo e deixe-o liderar a sua vida e seu ministério e você será uma benção nas mãos do Senhor como líder... EF 5.18 Ser cheio do Espírito santo é fazer a vontade de Deus e esquecer da nossa própria vontade como fez Jesus em sinal de que ele tinha uma vida realmente cheia do Espírito como podemos ver em JO 5.30, FL 2.5-9. Sendo assim o ensino da palavra de Deus fazemos aqui uma pergunta: Que exemplo você que para o seu ministério amado líder?

2.       Observação textual:

Bem queridos já vimos aqui que Jesus teve ma vida cheia do Espírito santo e que ter uma vida cheia do Espírito santo é se submeter a autoridade de Deus, por tanto analisemos agora os resultados de uma vida ministerial cheio do Espírito santo. Veja a baixo:

Texto para analise: IS 11.2 E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.

A)    “Espírito de  sabedoria” Jesus sempre demonstrou sabedoria em várias ocasiões mesmo sem nunca ter freqüentado uma escola muito menos ainda uma escola teologia como a de Gamaliel mestre da teologia judaica de sua época veja algumas demonstrações de sabedoria divina na vida de Jesus Cristo: JO 8.1-8,  LU 14.1-6, LU 20 isso tudo dar-se pelo fato de que estava sobre ele o Espírito de sabedoria JO 1.32 se pudéssemos iríamos mencionar toda a bíblia para mostra que Jesus venceu por que se submeteu a Deus mediante o Espírito santo como deve fazer um verdadeiro líder chamado por Deus. É por falta desse tipo de líder que acontecem os escândalos sobre a igreja do Senhor, por tanto nós ministros da CBB não emitamos Homem algum mais sim o nosso líder maior “Jesus Cristo.” Homem!

a)    “Espírito de entendimento” é incrível analisar a bíblia sagrada e ver  quanto Jesus entendia sobre tudo o que precisava. Ainda na infância  aos 12 anos ele foi até o templo e deu uma aula de teologia aos mestres dos judeus, sem jamais ter ido a uma escola veja em LU 2.40-48. Quem precisa de mais provas quanto o entendimento espiritual que Jesus tinha por ser cheio do Espírito santo?...

b)    “O espírito de conselho” Jesus sempre teve uma boa palavra para dar ao necessitado como Isaias bem profetizou a cerca dele em IS 50.4 isto por que estava sobre ele o Espírito de conselho por isso ele é chamado de conselheiro Em IS 9.6. Quando olhamos para os ensinamentos, exortações e admoestação do Senhor Jesus nos quatro livros biográficos que narram sua história vemos a clara manifestação do Espírito santo como espírito de conselho na vida do senhor. Jesus nunca falou algo que não lhe fosse revelado pelo pai através do Espírito Santo “JO 8.28” por isso a escritura é verdadeira ao alar que Espírito de conselho estava sobre a vida dele. Quando um líder prioriza o uso de suas estratégias e conhecimentos pessoais para aconselhar ou para dirigir o seu ministério na obra de Deus é certo que este líder não é um líder escolhido por Deus e o fim de suas atitudes serão catastróficas para a sua vida aliais não é por acaso que estamos vendo tantos pastores desviados do evangelho se é que um dia estiveram nele. O Apostolo Pedro nos ensina que um verdadeiro líder deve falar segundo a palavra de Deus e dirigir a obra de Deus segundo o poder de Deus assim como fez o Senhor I PD 4.11. Jamais devemos priorizar estratégias ou conhecimentos humanos acima da palavra e do poder de Deus agindo assim seremos líderes conforme o coração de Cristo o nosso modelo perfeito! MC 12.24....

c)     “Espírito de fortaleza”

O líder é o espelho da Igreja por isso deve sempre se preocupar sobre que imagem ele estar passando para os seu discípulos assim como o rei Davi se preocupou em SL 69.6,7. Como líderes somos responsáveis pelo rebanho do Senhor por isso demonstrar fraqueza na presença dos discípulos estar fora de cogitação. Veja o exemplo de Jesus no monte em MT 26º ele ficou triste até a morte mais não deixou que os discípulos vissem o seu choro e lamento de tristeza pela dor que sentia mais os deixou e foi orar secretamente. Somos o exemplo da Igreja devemos sempre estar alegres e fortes mesmo nos momentos de dor e sofrimento. Jesus era um líder exemplar era forte mesmo no momento de fraqueza, pois sobre ele estava o Espírito santo de fortaleza por isso foi esbofeteado, humilhado, zombado e nunca chorou, reclamou ou blasfemou contra ninguém muito menos ainda desistiu de seu ministério tão sofrido... 

d)    “Espírito de conhecimento”

Esse é um item que dispensa comentários, pois o conhecimento de Jesus Cristo (sobre palavra de Deus) é inquestionável. Levando em consideração o fato de que Jesus não era um estudioso é de se admirar que ele dava testemunho das escrituras do VT com muita riqueza de conhecimento sobre o assunto como podemos ver em MC 7.6. O que vemos hoje em dia é que a cada dia que passa mais líderes sem formação teológica e espiritual estão sendo consagrados e enviados a dirigir Igrejas, o resultado final disso são os escândalos, pois quando não se é instruído perfeitamente e enviado pelo próprio Deus não se pode esperar bons resultados...  A bíblia é clara quanto a boa formação dos ministros de Deus veja em I TM 3º, TT 1º. Existem em nossos dias muitos líderes sem conhecimento ensinado e pregando sobre o que nunca aprenderam só para não demonstrarem que precisam de ajuda e instrução de outros ministros, na verdade hoje não se sabe direito quem é líder verdadeiro, pois  hoje em dia se vende de tudo até mesmo credenciais de ministro de Deus.

e)     “Espírito de temor do Senhor”

Esse é ponto de partida para a boa formação de um verdadeiro líder, pois se não temermos a Deus não podemos representá-lo veja o que o Aposto Paulo diz em I CO 9.16. Paulo conhecia suas obrigações, imagine se Deus colocaria alguém que não o honrasse como Deus verdadeiramente para dirigir a sua obra, seria na verdade impossível não é mesmo? O grande problema na verdade é que os líderes de nossa geração estão sendo enganados pela aparência e posição social das pessoas se esquecendo do disse Deus em I SM 16.7, MT 7.15,16, TG 2.2-7.  Devemos escolher líderes conforme o modelo prescrito em AT 6.1-6, AT 13.1-4 Homens cheios de frutos do Espírito santo e não somente de poder, pois é um embaixador de Cristo. O caráter, o conhecimento, espiritualidade e principalmente o chamado comprovado pelas características do Homem de Deus são o essenciais para que este se torne um líder aprovado PV 1.7. leia os seguintes livros: I e II TM, TT

 

3º Observação textual: Deleitar se-á no temor do Senhor:

BB: IS 11.3E deleitar-se-á no temor do SENHOR; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos.  

Está é uma marca registrada do ministério de Jesus “cautela” se não veja o que aconteceu no caso da mulher apanhada em ato de adultério em JO 8º Jesus poderia seguir a proposta dos religiosos que ali queriam a condenação daquela mulher com base na lei de Moisés instituída pelo próprio Deus no VT,  mais Jesus não julgava segundo a vista de seus olhos ou seja não julgava conforma sua visão humana mais priorizava a opinião do pai, sendo assim percebeu que por trás daquela multidão tinha um plano satânico para jogá-lo contra a lei de Moisés afim de que os Judeus pudessem apedrejá-lo. Nós líderes muitas vezes iremos ser jogados contra os inocentes da Igreja pela nossa mente e opinião humana por isso devemos vigiar quando houverem situações deste nível na Igreja (fofocas, calúnias, contendas infindáveis etc.). O líder deve ter a opinião divina e nunca deve se deixar levar pela sua própria opinião, muito menos ainda pela de terceiros. Sabendo disso foi que o Apostolo Paulo instituiu a lei para que os acusadores ao apresentarem queixas contra a liderança da Igreja apresentassem também provas I TM. 5.19 Nem sempre as coisas são o que parecem ser. Quem não se lembra da tempestade no mar em MT 8º na visão dos discípulos tudo iria acabar ali, pois eles conheciam o mar como ninguém e acreditaram por algum tempo que o Senhor não tinha o controle da situação, é claro que eles estavam enganados, pois ao acordarem o mestre viram outro exemplo de liderança, pois Jesus não se assombrou com aquela terrível tempestade agindo com naturalidade, pois via as coisas segundo Deus lhe mostrava e ao olhar de Deus aquela tempestade não significava nada pois ele mesmo a criou. A situação pode estar caótica mais nós líderes nunca podemos demonstrar descontrole ou falta de fé, pois quem estar no controle é o Senhor de toda a terra... Haverá muitas ocasiões que você poderá usar esses exemplos de cautela de Jesus Cristo e não somente em casos de acusações ou de tribulações por tanto esteja sempre disposto a ouvir a opinião de Deus que estar na bíblia, nunca se esqueça quando precisar expor uma opinião acerca de alguma coisa na obra de Deus haja conforme a palavra de Deus I PD 4.11. Procure saber o que a bíblia diz acerca do problema em questão... Veja outros exemplos onde Jesus demonstrou como se deve agir diante do que se escuta ou do que se ver humanamente: MT 16.20-23, MC 14.45-47, MT 8.18-20, MT 41-10...

Bem queridos discípulos diante destas informações podemos aprender definitivamente que não há um modelo de liderança na terra 

Nenhum comentário: